Um funcionário feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais, de acordo com estudo da Universidade da Califórnia (EUA). A Organização Mundial de Saúde (OMS), define um ambiente de trabalho saudável como “aquele em que os trabalhadores e os gestores colaboram para o uso de um processo de melhoria contínua da proteção e promoção da segurança, saúde e bem-estar de todos os trabalhadores e para a sustentabilidade”.
Muitas empresas buscam proporcionar bem-estar e levar essa satisfação no trabalho para seus colaboradores. Algumas conseguem fazer isso e se destacam, como a Brasal Incorporações que conquistou em 2021, pela quinta vez, a certificação do Great Place to Work (GPTW), que divulga as melhores empresas para trabalhar e ficou na 6ª colocação do ranking das médias empresas do Centro-Oeste. O resultado se baseia em uma pesquisa junto aos funcionários, que avalia a percepção deles em relação à empresa em cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
90% dos colaboradores da Brasal Incorporações afirmam que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar, frente a 70% dos colaboradores das empresas deste mercado na América Latina. A Brasal possui sede e filial em Brasília e filiais em Goiânia (GO) e Uberlândia (MG).
Com pouco mais de um ano de pandemia, a Brasal Incorporações conseguiu, mesmo à distância em muitos momentos, continuar cuidando de seus colaboradores, implementando diversas iniciativas com este objetivo. Em um portal desenvolvido pela empresa, o funcionário tem todas as informações sobre cuidados com sua saúde e precisa responder semanalmente a um questionário sobre seu bem-estar. Caso algum colaborador apresente sintoma que chame atenção para a Covid-19, uma equipe de saúde, incluindo um médico, passa a fazer acompanhamento por teleconsulta, inicialmente.
A incorporadora desenvolveu, ainda, um site para o registro de ponto e das atividades executadas durante o expediente em home office. Os arquivos da empresa podem ser acessados remotamente pela equipe, além de softwares seguros para webconferência foram disponibilizados para as reuniões. “Antes da pandemia estávamos preparando as pessoas para a visão digital, para a competência de gestão de evolução, para buscar ambientes de trabalho inovadores e isso fez a diferença. As pessoas estavam preparadas para trabalhar com todo esse novo modelo e rapidamente absorveram as novas tecnologias graças a capacitação e treinamento que fazemos continuamente”, detalha o diretor de RH da Brasal em Brasília, Carlos Frederico Cavalcante.
Os colaboradores que estiveram no regime de home office foram surpreendidos com mimos, que o aproximaram da empresa e da equipe, mesmo à distância. Na filial da Brasal Incorporações em Brasília, por exemplo, eles receberam um kit de lanche em casa, simbolizando o tradicional cafezinho que se toma na cantina da empresa. No Dia das Mulheres, elas também foram agraciadas com um brinde.
Além das adaptações para o período da pandemia, a Brasal mantém todos os seus programas de valorização, capacitação e reconhecimento dos colaboradores. Destacada por sua gestão ética e transparência nas tomadas de decisões, a empresa e seu capital humano são ativos reconhecidos e valorizados por toda sua rede de relacionamento.
Sobre a Brasal Incorporações
A Brasal Incorporações nasceu em Brasília. É parte de um grupo empresarial multissegmentado com mais de 58 anos de história e que atua nas áreas de incorporação e construção imobiliária, produção e distribuição de bebidas, concessionária de veículos, gestão energética e cogeração de energia solar, hotelaria e comercialização de combustíveis. No desenvolvimento de suas atividades, tem operações no Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Minas Gerais, levando por onde passa sua Cultura de Realização e seu alto padrão de qualidade.
Como Brasal Incorporações, figura entre as mais reconhecidas empresas do segmento no país, cada lançamento traz consigo a característica de oferecer projetos inspiradores, com tecnologia e modernidade. A empresa busca melhoria contínua com foco em pesquisa de produto e de mercado, novos diferenciais construtivos e itens de tecnologia que contribuam para sustentabilidade, mobilidade urbana e compartilhamento. Os 18 anos de operação resultaram na disponibilização de cerca de 7.250 unidades lançadas no mercado, em uma área total de 1 milhão de metros quadrados construídos.