O programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom) e executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi eleito a melhor iniciativa de Tecnologia da Informação (TI) para o cidadão de 2023. O prêmio foi entregue pela entidade HDI Brasil durante o evento EXPOGOV, em Brasília. A escolha foi feita por profissionais que atuam na área em diferentes órgãos do Governo Federal.
O Internet Brasil tem o objetivo de levar conectividade e inclusão digital a cerca de 700 mil estudantes e suas famílias por meio da distribuição gratuita de chips de celular e pacotes de dados. O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
“Cerca de 20 milhões de brasileiros, que estão em comunidades distantes ou estão em vulnerabilidade social, precisam da nossa atuação enquanto gestores públicos para que levar programas e projetos que mudem a realidade dessas pessoas. O Internet Brasil nos ajuda a promover inclusão digital e social, fazendo com que essa conectividade chegue na vida de cada um deles. Este prêmio só reforça que estamos no caminho certo”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O gerente de Soluções e responsável pelo programa pelo lado da RNP, Hélder Vitorino, ressaltou a importância do prêmio para a instituição e para a continuidade do programa. “Para nós (RNP), é muito importante esse prêmio, principalmente, porque a escolha foi feita por profissionais que atuam em outros órgãos do governo, então, sabem as dificuldades e a importância de executar esse tipo de projeto e o tamanho do impacto no cidadão. É mais um reconhecimento que a RNP está na direção certa na execução de políticas públicas, nesse caso, em parceria com o MCom”, destacou Vitorino. Além de contar com a inovação do chip neutro, sem vínculo com operadora, o que facilita a troca remotamente se houver necessidade.
“Estamos levando inclusão digital, conectando as pessoas com seus sonhos e levando inovação. A ideia é conectar essas pessoas com o conhecimento e com outros serviços e ações sociais do governo e, principalmente, conectá-las com o acesso pedagógico, com literatura, com informações que vão contribuir diretamente com a educação do futuro do Brasil”, contou o gerente de Atendimento Integrado da RNP, Francisco Júnior, responsável pela apresentação no evento.
O PROGRAMA – Em abril, o Ministério das Comunicações entregou 1 mil chips com pacote de dados aos alunos de Campina Grande (PB). Cada chip possui 20 gigabytes mensais para acessar a internet por banda larga móvel. Até o momento, já foram investidos cerca de R$ 139,5 milhões. O objetivo da ação é democratizar o acesso à internet entre as pessoas mais vulneráveis.