Intestino preso é uma condição que afeta milhões de pessoas e causa desconforto abdominal, inchaço e uma sensação desagradável, e pode chegar a complicações mais sérias como a formação de hemorróidas e até casos de intervenção cirúrgica. Os mais afetados são idosos e mulheres. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que esse quadro pode ser consequência de diversos fatores, como dieta pobre em fibras, desidratação e falta de atividade física, e lembra que a alimentação equilibrada é a principal aliada para ajudar o bom funcionamento do sistema digestivo. “Tratar a constipação geralmente envolve mudanças no estilo de vida, mas é fundamental fazer ajustes alimentares”, diz.
A especialista dá 4 dicas que fazem toda a diferença na melhora da saúde do intestino:
Beber água: ponto básico, mas, de tão básico, acaba esquecido. A hidratação é um dos pilares do bom funcionamento do sistema digestório.
“Deixar de beber água pode resultar na desidratação, que leva ao quadro de constipação. A microbiota intestinal é composta por milhões de bactérias que dependem da ingestão de água para se manterem em equilíbrio. Portanto, tenha sempre uma garrafinha de água por perto”, ensina Thamires.
Comer fibras: As fibras se dividem em dois grupos – insolúveis e solúveis. O primeiro grupo é responsável pelo volume e consistência das fezes. O segundo, pela alimentação das bactérias benéficas que vivem no intestino.
“Para manter ambos regulados, basta caprichar na alimentação. Invista em refeições com folhas verdes, sementes como chia e linhaça, cereais como o farelo aveia, e frutas, como o mamão, kiwi ou ameixa”, indica a nutricionista.
Ficar atento à qualidade dos alimentos ingeridos: os ricos em farinha de trigo como pães, bolos e biscoitos favorecem o quadro de constipação intestinal.
Praticar atividade física: se movimentar aumenta o peristaltismo intestinal, facilitando a saída das fezes.
Thamires lembra que para o bom funcionamento do intestino é importante consumir frutas diariamente em todas as refeições, com casca e bagaço, seja na forma natural ou adicionadas em iogurtes, assados e saladas, além de grãos integrais e vegetais.
A nutricionista ensina 3 receitas com alimentos que ajudam o intestino a funcionar bem.
Suco laxativo
350ml de suco de laranja
1 colher de sopa de chia
1 colher de sopa com semente de linhaça
1 colher de sopa de farelo de aveia
½ mamão papaia
4 ameixas secas sem caroço.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes com o suco de laranja e gelo a gosto.
Mousse de ameixa seca
1/2 xícara de chá de ameixa seca sem caroço
3 claras de ovo em neve
2 colheres de sopa de açúcar
160g de iogurte natural
Água
Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque as ameixas, cubra com água e deixe descansar por 10 minutos. Após, escorra as ameixas, transfira metade para o liquidificador, adicione o iogurte e bata. Transfira para um recipiente e adicione a clara em neve, o açúcar e o restante das ameixas. Mexa para incorporar e distribua em taças para mousse. Leve à geladeira por 4 horas. Sirva em seguida.
Creme de papaia
1 mamão papaia, maduro e sem sementes
1 bola de sorvete de creme
1 colher de sopa de licor de cassis
Modo de preparo:
Bata o mamão, o licor e o sorvete no liquidificador. Sirva em uma taça e se preferir, decore com galhinho de hortelã.
SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Em julho de 2024, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 4ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.
A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
Com 45 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.