Dentro da programação da 5ª edição do Prêmio Profissionais da Música, que este ano acontecerá em vários cenários da cidade entre 1º e 3 de novembro, destaque para o show com Jaques Morelenbaum, em 2 de novembro, no Clube do Choro. Vencedor da categoria “Arranjador” da premiação em 2018 e finalista, em 2019, nas categorias “Arranjador”, “Instrumentista Popular Masculino” e “Produtor Musical”, o famoso violoncelista traz a Brasília o trabalho em que o toque de seu instrumento– “sua voz”, como costuma dizer–, é o elemento principal da formação. Na ocasião, Morelenbaum se apresentará com o violonista Lula Galvão e o baterista Rafael Barata, que ao seu lado compõem o Cello Sam3a Trio, grupo com o qual acaba de excursionar pela Europa.
Violoncelista, arranjador, diretor musical e produtor de discos de Tom Jobim, Caetano Veloso e Gal Costa, e colaborador em discos e concertos mundo afora com Egberto Gismonti, Sting, Ryuichi Sakamoto, Cesária Évora, João Bosco, David Byrne, Beto Guedes, Milton Nascimento, Mariza, Gilberto Gil, Henri Salvador, entre outros, Jaques interpretará sucessos de suas tantas parcerias bem-sucedidas, bem como músicas do álbum do trio: “Saudade do Futuro, Futuro da Saudade”.
“O público também pode contar com recriações de sambas de Chico Buarque de Holanda, que dialogam e interagem diretamente com o momento político e institucional que vivemos atualmente no Brasil”, adianta o artista, que ainda brindará o público com composições suas e de Lula Galvão.
Além da apresentação no Clube do Choro, Jaques participará de outra atividade do Prêmio Profissionais da Música: o painel “Do clássico ao popular, 100 anos de música brasileira”, ao lado de Roberto Menescal e João Magalhães, em 03 de novembro, às 17h30 min, no shopping Pier 21. “Foi muito bom ter conseguido viabilizar este show com o Jaques Morelenbaum, pois ele é um artista que tem tudo a ver com a temática do painel, que também é o slogan desta edição. Jaques, como o seu violoncelo, este instrumento tão associado à música erudita, contribuiu e continua contribuindo muitíssimo com o melhor da música popular brasileira”, afirma Gustavo Vasconcellos, idealizador do Prêmio Profissionais da Música
Histórico
A formação do CelloSam3aTrio se deu a partir de um convite de Thomas Stöwand, co-fundador da ECM Records e também da Saudades Tourneen em 2004. “Ele me telefonou e perguntou se eu tinha um projeto para aquele ano. Sem pensar eu respondi que tinha… E em seguida liguei para o Lula Galvão (violonista), com quem já vinha tocando com o Caetano, e para o Marcelo Costa (percussionista), que é meu parceiro desde os tempos da Barca do Sol. Estava criado o CelloSam3aTrio. Desde 2007, numa nova excursão à Europa, Rafael Barata assumiu a bateria e a percussão.
“O trio começou a fazer apresentações enquanto montava o repertório. “Na maioria meus mestres são pessoas com quem já toquei, pois eles me permitiram exercitar a música na sua plenitude. João Gilberto, que eu sempre toco em meus shows, Tom Jobim, com quem toquei durante dez anos, Egberto Gismonti que não está neste disco mas cuja música sempre me inspirou, Gilberto Gil, Caetano Veloso. “Receita de Samba”, do Jacob do Bandolim, foi uma sugestão do Lula Galvão, (o bandolim, por ter a afinação semelhante à do violoncelo faz com que as músicas compostas para ele sejam muito naturais ao violoncelo).
Sobre o PPM
Criado em Brasília em 2015 e abrangendo profissionais da música de todo o país, o Prêmio Profissionais da Música (PPM) chega à 5ª edição homenageando grandes nomes da música: compositor Ronaldo Bastos, produtor Genildo Fonseca e maestro Claudio Santoro– in memorian. Com vasta programação distribuída entre os dias 1°, 2 e 3 de novembro, o evento, que reconhece os profissionais do mercado musical do país (este ano são 67 categorias), também se destaca pela vasta programação composta por painéis, oficinas, pocket shows, workshops, workshows, shows, laboratório, sessão solene, exibição de documentários, lançamento de livros e grande noite de premiação. Entre os destaques da edição, show de Jaques Morelenbaum e Cello Sam3a Trio e o congraçamento da cena hip hop em torno dos 35 anos de carreira do produtor e dj Raffa, filho de um dos homenageados, o saudoso maestro Claudio Santoro.
Para atrações tão diversas—a maioria gratuita e outras acessíveis a preços populares– vários espaços espalhados pela Capital Federal. São eles: Shopping Pier 21 (pocketshows, lançamentos de livros e painéis); Clube do Choro (premiação, show e oficina); Espaço Funarte (shows); SESC Silvio Barbato (laboratório), Museu Correios (exibição de documentários e workshops); Câmara Legislativa (Moção de Louvor aos finalistas do Prêmio) e Bar Brahma, Zepelim, Eye Patch Panda, Cervejaria Criolina e UK- Music Hall (shows). De profissional para profissional da música, todas as atividades trazem os próprios finalistas como protagonistas, apresentando seus trabalhos.
Idealizado pelo produtor cultural Gustavo Ribeiro de Vasconcellos e realizado pela GRV Media, Música e Entretenimento, o PPM é um evento único em conceito e formato, unindo características de prêmio, festival e congresso. Como diferencial, a valorização de toda a cadeia do negócio da música, desde os bastidores, passando pela obra em si, até sua distribuição. Ou seja, dentre suas categorias, divididas entre os segmentos Criação, Produção e Convergência, são reconhecidos não só o trabalho do artista, mas daqueles que fazem a indústria girar, do roadie à plataforma digital.
Serviço
Prêmio Profissionais da Música
Show: Jaques Morelenbaum e Cello Sam3a Trio
Local: Clube do Choro- St. de Divulgação Cultural Bloco G – Brasília, DF
Data: 02 de novembro
Horário: 21 horas
Ingresso: R$40 (inteira)/R$20 (meia)
(Na bilheteria do Clube do Choro ou pelo site https://www.bilheteriadigital.com/jaques-morenlembau-e-o-cello-sam3a-trio-na-5-edicao-do-premio-profissionais-da-musica-02-de-novembro
Classificação etária indicativa: 18 anos