Ao longo dos anos o papel da mãe da sociedade foi ganhando novos significados e horizontes, pois a mãe de ontem, que só trabalhava no lar, hoje em dia sai de casa para poder trabalhar. Bônus a isso, têm-se a preocupação de saberem como os filhos passarão o dia e os afazeres domésticos que lhe aguarda na volta.
Porém, parece que com o avanço tecnológico as mães modernas estão voltando a trabalhar no lar, pois, oras, elas encontraram no mundo digital a oportunidade de conciliarem trabalho e casa, além de poderem estar ao lado de quem mais amam: os filhos.
Entretanto, na nossa realidade atual existem dois fatos: o de mães que já estavam no lar, cuidando da família, e de mães que, infelizmente, perderam seus empregos em meio a crise da pandemia. Para ambos os contextos, trabalhar com marketing digital pode ser a chance que precisavam para terem uma renda extra, e quem diz isso é a empresária e especialista em marketing digital Ana Paula Araújo, da empresa Connect Soluções Digitais.
“Trabalhar na internet proporciona liberdade e autonomia, além de abrir oportunidades para quem deseja começar um negócio a partir do próprio lar. Quem perdeu o emprego, precisa se reinventar para colocar dinheiro em casa, já as mães que já estavam nos lares, vêem uma possibilidade de iniciar algo que lhe dê lucro”, disse a especialista.
Outro ponto positivo que a especialista pondera é a flexibilidade de trabalho que as mães podem encontrar no meio, podendo cozinhar, cuidar dos filhos e, até mesmo, viajar com a família e trabalhar ao mesmo tempo. “Esse é um vasto mercado para as mães, tanto para as do lar, quanto as que desejam ser livres financeiramente, porque a mulher passa a ser seu próprio patrão, ela pode fazer os próprios horários, pode medir a quantidade de trabalho e pode trabalhar de onde quiser, pois existe a liberdade geográfica, basta saber explorar”, disse.
E o marketing digital vem se mostrando promissor, porque só no ano de 2020 o mercado cresceu em 103%, superando a taxa do PIB nacional.
Se lançando no mercado
Existem muitas formas e maneiras de iniciar um negócio online e começar a se dar bem com o seu trabalho, pois o mercado digital oferece possibilidades em e-commerce, blogs, consultorias online, copywriter, social media, lançamento, web-design e afins. Com tantos caminhos, fica até difícil um nicho, mas se você não tem experiência, Ana Paula dá dica de se iniciar em um mercado de afiliação.
“Geralmente, o primeiro contato que as pessoas têm e que elas veem um retorno rápido é por meio do mercado de afiliação. Como funciona: a pessoa se inscreve em uma plataforma de vendas e passa a ser representante daquele produto, seja infoproduto ou produto físico. A partir daí, com a divulgação e venda dos produtos da loja, a pessoa passa a receber uma comissão. A segunda porta de entrada é ser social media, porque é mais fácil de se desenvolver e a rentabilidade vai depender da quantidade de clientes que a pessoa atender. Porém, depois, adquirindo experiência, as mães podem partir para áreas mais rentáveis, como: tráfego, lançamentos, copywriter e afins”, ponderou.
A especialista ainda acrescenta que ao se lançar no mercado digital é preciso se fazer notável para poder captar clientes, mas a maneira que isso vai acontecer depende do tipo de serviço que a mãe escolher. “Se é social media, a mãe tem que ir atrás do cliente, agora se for por afiliação, a propaganda já é direta, então existem várias maneiras, mas depende da área que ela vai escolher”, disse.
No demais, a recompensa vem, pode não ser imediato, mas gradativo, o importante é não ter pressa. Nesse sentido, Ana Paula ressalta que o essencial é curtir a jornada sabendo que está no caminho certo para o sucesso. “A cada vez que a pessoa for aplicar, ela adquire uma experiência nova, e é passo a passo, errando nas primeiras, mas tendo a convicção que na segunda tentativa, ela pode colher melhores frutos que o primeiro”.
“É simples, mas não é fácil, é possível também, mas desde que a pessoa tenha dedicação, goste e se especialize em uma área em específico, a mãe pode ir longe. Claro que, o trabalho é gradativo e a primeira tentativa é sempre um lançamento-teste, a partir do segundo, terceiro as coisas melhoram. Investir no digital, atualmente, está valendo muito a pena”, finalizou.
Sobre Ana Paula
Ana Paula Araújo é sócia-fundadora e co-produtora da Connect Soluções Digitais, voltada para o segmento do marketing digital, fundada em Belo Horizonte e com atuação em todo o Brasil. É formada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduada/MBA em Marketing pela Fundação João Pinheiro/ Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Atuante nas redes sociais, Paula coleciona mais de 50 mil seguidores e desde 1997 atua como sócia-administradora no segmento de hotelaria. Sua empresa, a Arco Administradora, é responsável pela gestão de hotéis da rede San Diego, com unidades presentes em Minas Gerais — Belo Horizonte, Ipatinga e Governador Valadares — e Vale do Paraíba, em São Paulo.
Paralelamente às atuações, se destaca pela função de gestora de social media e co-produtora no lançamento de infoprodutos da CONNECT.