Um pleito antigo dos moradores de Santa Maria será atendido: o Parque Ecológico da região administrativa receberá melhorias. A criançada terá parque infantil e, para os maiores, haverá Ponto de Encontro Comunitário (PEC), quadra poliesportiva, pista de cooper, entre outros.
Em setembro deste ano, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) se reuniu com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e com a administração de Santa Maria para tratar sobre o parque ecológico da cidade. Questões como o andamento da regularização e o início das obras da primeira fase do Plano de Manejo foram discutidas.
Edital de licitação publicado pela Terracap no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta sexta-feira (27), prevê a contratação de serviços de engenharia e implantação de equipamentos públicos no parque. Empresas interessadas podem se inscrever gratuitamente via site da Agência. O critério de seleção será o menor preço.
O parque, localizado na Quadra Central 01, Conjunto “H”, Lote 01, já existe. Mas, de acordo com a assessora da diretora técnica da Terracap, Ana Teresa Fernandes, o projeto é muito esperado e pleiteado pela população, visto que “ainda há poucos recursos para uso comunitário”, comenta.
Ao fim das instalações, pessoas de todas as idades poderão desfrutar de uma área que unirá contato com a natureza e diversão. Para as crianças, haverá um parque infantil com balanço de inclusão social, gira-gira e gangorras.
Para os que gostam de atividades físicas, o Ponto de Encontro Comunitário (PEC) contará com aparelhos, como alongador, pressão de pernas duplo, remada sentada, simulador de cavalgada triplo, entre outros.
Os que preferem o condicionamento físico poderão recorrer às quadras de areia e poliesportiva para jogar basquete ou futebol, por exemplo. Ainda serão disponibilizadas pistas de cooper para caminhadas e corridas.
Quem quiser apenas aproveitar o ambiente poderá sentar nos bancos de concreto. As mesas, feitas do mesmo material, terão quatro lugares e darão mais uma alternativa de interação: um tabuleiro de xadrez desenhado na superfície.
Sobre o Parque Ecológico de Santa Maria
Foi criado a partir da Lei nº 2.044/1998 e recategorizado em dezembro de 2019 com a Lei n° 6.414. Possui atributos ambientais sensíveis, como campos de murundus, uma vegetação típica do Cerrado a qual é facilmente inundável no período de chuvas. Em razão desse fator, o Plano de Manejo do parque visa garantir o uso do lugar sem causar prejuízos a biodiversidade.
*Com informações da Terracap
AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: RENATA LU