A secretária Justiça e Cidadania (Sejus-DF), Marcela Passamani, estará no Gama, na próxima segunda-feira (16/12), para inauguração de um novo espaço do Núcleo Direito Delas, com o objetivo de apoiar vítimas de violência doméstica e familiar. A unidade – mais moderna e bem equipada – está localizada no Ministério Público do Gama e oferecerá serviços gratuitos de acolhimento psicológico, assistencial e jurídico, sem a necessidade de comprovação de renda.
Com a abertura da unidade no Gama, o projeto Direito Delas chegará a 11 núcleos nesse ano. Lançado em novembro do ano passado, a ação é uma importante iniciativa para a ampliação do acesso aos direitos e serviços de enfrentamento à violência contra as mulheres.
“O Direito Delas é um programa da Sejus que substituiu o antigo Pró-Vítima, que tinha apenas quatro núcleos. Primeiro fomos aumentando a oferta de núcleos, depois entendi que a gente precisava entregar para a população um novo formato, e foi aí que surgiu o Direito Delas, que são espaços que atendem mulheres e acolhem idosos e crianças que sofreram violência. Precisamos trazer esse pertencimento para a pessoa se sentir acolhida” explicou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
*Ação nas ruas*
Além do atendimento dentro das unidades fixas, o projeto realiza ações itinerantes nas ruas, com bate-papos, feira de talentos, eventos em escolas com o intuito de alcançar mais pessoas. Mais de duas mil vítimas diretas e indiretas já foram atendidas pelo programa desde novembro de 2023, quando foi criado. Já foram realizados 6.319 atendimentos, nos 10 núcleos de atendimento distribuídos pelo Distrito Federal (Plano Piloto, Ceilândia, Guará, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e Estrutural).