A Universidade Católica de Brasília (UCB) foi avaliada com nota máxima no processo de recredenciamento realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho por comissão de especialistas designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC). Com o Conceito 5, a instituição reforça cada vez mais seu padrão de excelência e se consolida como uma das melhores universidades do país.
Para o reitor da Católica, professor Carlos Longo, o “resultado reflete o trabalho e empenho de todos os colaboradores, pró-reitores, coordenadores acadêmicos, professores e estudantes, que transformaram a UCB em um centro de excelência de ensino e pesquisa com nota máxima no MEC. Tenho muito orgulho em fazer parte desse time”. O reitor reforçou ainda que há muito mais pela frente: “A UCB é a universidade do futuro. Estamos planejando para 2024 um novo campus no Plano Piloto, novos cursos e novas experimentações”, adiantou Longo, convidando a todos para conhecerem a universidade.
A análise para recredenciamento faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é coordenada pelo INEP, responsável pelas estatísticas, pesquisas e avaliações implementadas pelo MEC. O ENEM e o ENADE, por exemplo, são dois processos avaliativos sob comando do INEP.
A UCB vem colecionando uma sequência de avaliações de excelência atribuídas pelo MEC, como a nota 4 no Índice Geral de Cursos, um dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior. O resultado do IGC 2021 foi divulgado em março deste ano e a Universidade Católica de Brasília conquistou novamente a nota 4, permanecendo líder no ranking das melhores universidades privadas do DF e do Centro-Oeste do país.
Recredenciamento
O processo de recredenciamento junto ao MEC de uma universidade do porte da Católica de Brasília é longo, complexo e exige profundo conhecimento de vários setores da instituição. São avaliados os cinco eixos estabelecidos pelo INEP/MEC: 1. Planejamento e Avaliação Institucional; 2. Desenvolvimento Institucional; 3. Políticas Acadêmicas; 4. Políticas de Gestão; 5. Infraestrutura. Dentro de cada eixo estão agrupadas, por afinidade, dez dimensões que recebem conceitos de 1 a 5, de acordo com critérios estabelecidos no documento de avaliação.
Um dos pontos importantes da avaliação do MEC são as políticas públicas educacionais no ensino superior, que estabelecem descontos, bolsas e financiamentos, sempre destinadas a favorecer a inclusão e retenção de estudantes no ensino superior.
Na UCB, o processo de recredenciamento foi liderado pela professora Naiara Nunes, credenciada junto ao MEC como procuradora institucional, sendo responsável pelo levantamento, organização e disponibilização de todas informações e documentos para a comissão de especialistas designados pelo MEC. Composta por três professores de universidades brasileiras, a comissão acessa a documentação, os canais de comunicação da Universidade, em especial o portal, e visita a instituição de ensino em data pré-agendada.
Atualmente, essa visita tem sido digital, por meio de reuniões online com docentes, corpo técnico-administrativo e alunos, além de visita a laboratórios, clínicas, teatro, salas de aula, complexo esportivo, ou seja, a toda infraestrutura do campus feita de forma online por meio de passeio com câmeras de vídeo.
“A UCB busca ter qualidade todos os dias, mas o recredenciamento foi essencial para que pudéssemos perceber o quanto fazemos e quantas vidas modificamos. O IGC que mantemos (4,98) demonstra a nossa excelência. Um trabalho maravilhoso da CPA, da gestão da Universidade, de todos os educadores, professores e alunos. É um esforço contínuo e assim que queremos nos manter, no topo de todas as avaliações!”, comenta a procuradora institucional Naiara Nunes.