A unidade da VTCLOG em Brasília (DF) recebeu, na tarde desta sexta-feira (21), a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acompanhou pessoalmente a chegada do primeiro carregamento de vacinas contra a gripe (Influenza) destinadas à campanha nacional de imunização de 2025, que terá início em 07 de abril.
Atualmente, a VTCLOG, um dos maiores operadores logísticos especializados em fármacos e cadeia fria da América Latina, é responsável, mediante licitação pública, pelo transporte de vacinas e medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O ministro esteve no local ao lado do personagem Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil. O Distrito Federal recebeu 80 mil doses do imunizante, fabricado pelo Instituto Butantan. Durante a visita, Padilha conheceu as instalações da VTCLOG, ao lado do CEO da instituição, Raphael Sá, e do sócio fundador Raimundo Nonato Brasil.
Na oportunidade, o ministro destacou que o armazenamento e o transporte das vacinas é uma das etapas fundamentais para garantir a imunização da população: “É muito importante, é um exemplo para a gente ter segurança da qualidade da vacina que vai chegar no braço de cada cidadão e cada cidadã brasileira. Parabéns aos nossos parceiros que estão aqui nos ajudando a garantir que a gente salve a vida de milhões de brasileiros”.
Raphael Sá, enfatizou o compromisso da empresa com a eficiência e a segurança do processo logístico: “Estamos honrados em contribuir para a saúde pública do país, garantindo que as vacinas cheguem com segurança e eficiência à população”.
Em seguida, o ministro e Zé Gotinha embarcaram no caminhão da VTCLOG rumo à sede da rede de distribuição da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, localizada a cerca de 15 quilômetros do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek. Do local, serão distribuídas as doses para todo o DF.
Campanha de vacinação de 2025
A vacina contra a gripe agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, tornando permanente a proteção para esses públicos. Além disso, a vacinação contra a influenza estará disponível em todas as salas de vacina a partir da segunda quinzena de março, ao longo do ano, não se limitando mais a campanhas sazonais.