Com a necessidade do isolamento social devido à pandemia de coronavírus (Covid-19), as instituições de ensino readaptaram a rotina de estudo dos alunos em todas as regiões do Brasil. Além de migrar as aulas presenciais para o meio digital, muitos colégios investiram em recursos extras para auxiliar os estudantes a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
No Distrito Federal, por exemplo, o Colégio Seriös disponibilizou plantões de dúvidas online, com suporte de 24 horas, pela plataforma PLURALL, do Sistema Anglo de Ensino. Com a ferramenta, é possível ter acesso a vídeo aulas e também a um banco interminável de questões com gabarito e resoluções em vídeo.
De acordo com Nei Vieira, diretor pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da instituição, os alunos já fizeram simulados online, juntamente com mais de 30 mil estudantes de todo o Brasil. “Nossos professores têm encontros com os alunos por meio de ‘lives’ para ampliar o atendimento”, informa.
O Enem deste ano conta com diversas mudanças. Entre elas, as provas digitais serão aplicadas, pela primeira vez, para 100 mil estudantes voluntários nos dias 22 e 29 de novembro. Entretanto, é importante ressaltar: o exame tradicional continua na mesma data – 1 e 8 de novembro.
“Somente estudantes que já terminaram o Ensino Médio, ou que estejam no 3º ano, poderão fazer essa prova digital. A estimativa do governo é de que, até 2026, o Enem seja 100% digital”, explica Vieira. O professor ainda pontua que, apesar de seguirem o mesmo padrão, as provas tradicionais e as digitais serão totalmente distintas, o que não levantará dúvida de autenticidade.
Para o Colégio Seriös, a mudança da aplicação das provas para o âmbito digital é uma tendência observada mundialmente. Em julho de 2019, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou que o governo estava aplicando sistemas testados em outros países. “O Brasil tem, sim, tecnologia e segurança para desempenhar atividades desse porte”, complementou por meio da sua conta oficial no Twitter (@jairbolsonaro).
Entretanto, o diretor pedagógico ressalta que é preciso levar em consideração aspectos como a desigualdade de acesso aos meios digitais e a necessidade de nivelar a dificuldade dos dois formatos durante o período de transição. “As escolas privadas com maiores recursos, certamente sairão na frente em termos de adequação ao novo processo. Provavelmente, nesse momento de transição, o ENEM digital aumente a desigualdade entre estudantes da rede particular e os da rede pública”.
Para instituição, espera-se é que o Enem digital, assim como a versão em papel, proporcione condições para que todos os estudantes do Brasil tenham as mesmas chances de aprovação nas grandes universidades.
“O ideal é que a conquista da tão sonhada vaga só dependesse das habilidades, competências e proficiências de cada candidato, o que ainda não acontece hoje em dia”, pondera o professor.
Atenção para as datas:
• 11 a 22 de maio – Inscrição ENEM 2020
• 28 de maio – Prazo para pagamento
• 1 e 8 de novembro – Provas Tradicionais
• 22 e 29 de novembro – Provas Digitais
• Janeiro de 2021 – Resultado do ENEM
SERVIÇO:
Colégio Seriös
SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul
Telefone: (61) 3049-8800
Sobre o Colégio Seriös – Há oito anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – COLÉGIO SERIÖS
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (61 99308-5704)/Flávio Resende (61 99216-9188)
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.brFacebook/Instagram/Twitter: @ProativaC