Em Valparaíso de Goiás, município a 36 km de Brasília-DF, mulheres vêm se unindo para levar a política até a casa de moradoras da região. Representado por Luciana Mendes, psicóloga e professora universitária de Valparaíso de Goiás, o movimento “Elas por Ele” é formado por pré-candidatas que disputarão às eleições deste ano, além de apoiadoras sem nenhuma filiação partidária.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 2014 a 2020, as candidaturas femininas aumentaram cerca de 180 mil. De 8 mil para mais de 187 mil candidatas, respectivamente. O dado leva em conta as eleições municipais e estaduais. Por outro lado, o levantamento também evidencia que o número de mulheres eleitas se manteve o mesmo: Eleições 2012 (665 candidatas eleitas), Eleições 2016 (641 candidatas eleitas) e Eleições 2020 (677 candidatas eleitas).
Para Luciana Mendes, principal representante do “Elas por Ele”, o movimento busca ampliar a participação feminina no debate político e social de Valparaíso de Goiás: “A participação feminina aumentou nos últimos anos na política, mas ainda é tímida. Podemos ampliá-la! Precisamos nos envolver não só nas campanhas, mas também nos debates que criam as políticas públicas de atenção às mulheres no dia a dia. É isso que estamos propondo. O primeiro passo é levar ao debate o tema em nosso município”, enfatizou Luciana.