Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Nova lei que restringe o uso de celulares começa a valer a partir do início do ano letivo

A partir do início do ano letivo de 2025, entra em vigor a nova legislação que restringe o uso de celulares em escolas de todo o Brasil, com o objetivo de melhorar o foco e qualidade do aprendizado. A lei estabelece que os dispositivos devem ser guardados durante o período de aulas, até mesmo durante os intervalos, sendo utilizados apenas quando solicitados para atividades pedagógicas. A medida visa combater a distração causada pelos aparelhos e promover uma maior interação entre alunos e professores, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais e de concentração dos estudantes.

O Colégio Católica Brasília é pioneiro em iniciativas para reduzir o tempo de tela dos estudantes. Desde 2023, a escola orienta os estudantes a guardar os celulares em bolsões nas salas de aula, e permite seu uso com orientação dos professores para fins pedagógicos. Além disso, o Colégio tem incentivado a interação social durante os intervalos, com a disponibilização de atividades recreativas, como cordas, elásticos, futmesas, mesas de pebolim, jogos de interação social e instrumentos musicais (violão, guitarra). A diretora do Colégio, Denise Canal, explica: “No final de 2022, percebemos a crescente dependência tecnológica entre nossos estudantes e a falta de interação social durante os intervalos. Junto com minha equipe, decidimos mudar essa realidade e o resultado foi incrível. Hoje, vemos nossos estudantes mais conectados uns com os outros e mais atentos nas aulas.”

O Grupo UBEC, mantenedor do Colégio Católica Brasília e de outras unidades de Educação Básica no Brasil, preparou uma campanha de conscientização sobre o uso responsável de celulares com o tema “Conexão fora da tela”.  A iniciativa visa reforçar a importância de estabelecer limites e promover hábitos saudáveis no uso da tecnologia.

Segundo a psicóloga e especialista em Educação do Grupo UBEC, Joana Cândida Pinheiro Lima, a presença do celular pode prejudicar o processo de aprendizagem. “A criança precisa de tempo de concentração e atenção. O celular interrompe esse tempo. Em sala de aula, com a mediação do professor, com as atividades dirigidas e as rotinas, esse tempo tende a aumentar e aí acontece a aprendizagem. No momento da distração, o celular interrompe essa captação da informação do aluno”, explica. Joana também ressalta a importância de uma educação digital tanto nas escolas quanto nas famílias. “As escolas, assim como as famílias, precisam estar atentas à educação digital. É necessário que haja programas de conscientização em parceria com as famílias para que o uso da tecnologia seja equilibrado e saudável.”

Sobre o Grupo UBEC 

A União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC) é uma organização civil sem fins lucrativos, com atuação em várias regiões do Brasil e no exterior, oferecendo educação de qualidade a milhares de estudantes. Tem como associadas as instituições La Salle, Marista Centro-Norte, Salesianos, Estigmatinos, Instituto Católico de Minas e Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

O grupo administra cinco unidades de Educação Básica — Colégio Católica Brasília (DF), Colégio Católica Curitiba (PR), Colégio Católica Machado de Assis (SC), Colégio Católica Padre de Man (MG) e Colégio Católica Timóteo (MG) — e três instituições de Ensino Superior, além de atuar em 45 polos de Educação a Distância, com unidades nos Estados Unidos e Japão.

Crédito das fotos: Divulgação CCB