O empreendedorismo feminino no Brasil tem crescido a passos largos, especialmente nos últimos anos. Dados recentes revelam que, em 2022, o país contava com aproximadamente 10,3 milhões de mulheres empreendedoras, responsáveis pela criação de mais de 300 mil novos postos de trabalho. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres já lideravam 34,4% do total de negócios no Brasil, nesse período.
O momento tem sido, portanto, uma oportunidade para as mulheres que buscam alcançar sua independência econômica e desempenhar papéis de destaque na sociedade. A aspiração por liderança e autonomia no mercado de trabalho está no cerne dessa jornada feminina, sendo fundamental para o contínuo desenvolvimento e progresso da sociedade como um todo.
Neste sentido, o mercado demonstra uma crescente receptividade em relação às mulheres empreendedoras, que estão se inserindo cada vez mais, não apenas em termos de presença, mas também de qualificação. Este avanço é motivo de comemoração, pois representa uma transformação de paradigmas, valorizando a contribuição das mulheres e reconhecendo suas habilidades para liderar e serem autônomas.
Um exemplo inspirador para mulheres que almejam iniciar sua jornada empreendedora é a trajetória da Dra. Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens, que assumiu uma posição de liderança em sua empresa em 2010, quando o presidente fundador, Getúlio Pinheiro de Brito, precisou se afastar devido ao diagnóstico de Alzheimer. Esse período representou um grande desafio para Janine, pois a empresa necessitava de modernização e expansão. Com dedicação e esforço, ela liderou reformas nas lojas e a abertura de uma nova filial no SIA. O investimento estratégico resultou no crescimento da empresa, que hoje congrega uma indústria e duas mega lojas em pontos estratégicos do DF.
A Dra. Janine menciona que a vida da mulher é marcada por maiores desafios, abrangendo inclusão, luta por direitos, maternidade, entre outros. No entanto, ela destaca que ao unir-se a outras mulheres e persistir, as possibilidades se ampliam. “Qualquer grande empreendimento surge de um sonho; é o sonho que alimenta a pessoa, fornecendo garra, determinação e incentivo para correr atrás do ideal almejado. A mulher que sonha em iniciar seu próprio empreendimento deve ter a certeza de que é capaz. Eu sou um exemplo vivo disso. Todas as dificuldades que enfrentei foram fundamentais para chegar onde cheguei”, conclui.
Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.
SERVIÇO:
Pinheiro SIA
Telefone: (61) 3012-8181
SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE
Pinheiro Taguatinga
Telefone: (61) 3354-8181
QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF