Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

O apogeu, a decadência e a retomada da icônica avenida comercial de Brasília serão contados em livro a ser lançado no próximo dia 21

A história da W3 Sul, um dos maiores símbolos do comércio no Distrito Federal, será eternizada no livro “W3: o ícone do varejo no Distrito Federal”, produzido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/DF). A obra detalha a evolução da avenida, projetada por Lúcio Costa como uma via de serviços para atender moradores das superquadras e que se transformou no coração comercial de Brasília.

Ao longo das décadas, a W3 Sul acompanhou o desenvolvimento da cidade, passando por períodos de apogeu, abandono e, agora, um renascimento, refletindo a adaptabilidade e a resiliência do comércio local. Desde 2019, a avenida tem ganhado novo fôlego com o projeto de revitalização, uma conquista dos lojistas e da CDL/DF em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF).

“O projeto de revitalização é uma demanda antiga dos comerciantes, com tentativas anteriores de implementação, especialmente desde 2015. Na primeira eleição do governador Ibaneis, em 2019, conseguimos que o GDF iniciasse a revitalização, começando pelas quadras 511 e 512 Sul”, explica o presidente da CDL/DF, Wagner da Silveira.

A CDL/DF participou ativamente das etapas de revitalização. Em 2022, por exemplo, a parceria com a Secretaria de Turismo permitiu a criação de ambientes mais acolhedores por meio da instalação de painéis de grafite, iniciados na quadra 507 Sul e posteriormente nos becos da 506 Sul, transformando a paisagem urbana.

Com uma relação histórica com a W3 Sul, a CDL/DF também nasceu da própria avenida: “As primeiras reuniões da CDL foram realizadas em uma sobreloja da W3”, relembra Silveira. Hoje, a avenida abriga inúmeros lojistas associados à entidade, reafirmando sua importância no comércio local.

A iniciativa do livro partiu do então presidente da CDL/DF, José Carlos Magalhães Pinto, inspirado por uma conversa com o governador sobre o compromisso com as obras, ainda em 2020. “A história desse livro começou quando, numa reunião com o governador, falávamos sobre as obras da W3 e ele garantiu que não iriam parar, que faria o possível para continuar, mesmo com a pandemia. Naquele momento, senti que precisávamos escrever um livro para mostrar a vontade de todos que amam Brasília e se importam com a cidade”, relembra Magalhães Pinto. “Ali no Palácio do Buriti, naquele dia, eu pensei: precisamos deixar isso para a história, registrar que, graças ao trabalho de todos nós, conseguimos, e ainda faremos muito mais. É um legado para a capital federal.”

O objetivo da obra é preservar as memórias da avenida que simboliza não só o centro de Brasília, mas também o legado de gerações de comerciantes que contribuíram para a construção da capital. “Esta obra é a concretização de um trabalho de cinco anos. O livro mostra o percurso completo da W3 – sua criação, apogeu, decadência e revitalização. Ele conta com relatos de pioneiros e comerciantes que fizeram da W3 sua segunda casa, mostrando como foi construído o glamour da avenida em sua melhor época”, completa o presidente da CDL/DF, Wagner da Silveira.

Além de resgatar o passado, o livro reforça a importância da W3 Sul como um símbolo de tradição e inovação no comércio de Brasília.

Lançamento

“W3: o ícone do varejo no Distrito Federal” será lançado na próxima quinta-feira, 21 de novembro, no Palácio do Buriti, às 11h, em um evento que contará com a presença de autoridades e associados da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL/DF).