Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

O primeiro passo dos novos colaboradores no IgesDF

Por Pollyana Cabral

O primeiro contato de um novo colaborador com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) acontece através do Núcleo de Recrutamento e Seleção, setor responsável por todo o processo seletivo, desde a elaboração do edital até a entrega do profissional à sua unidade de atuação.

A chefe do Núcleo de Recrutamento e Seleção, Francisca Cunha, destaca a importância desse setor para a organização: “Nosso trabalho é transformar vidas. Quando finalizamos um processo seletivo, sabemos que ajudamos a realizar um sonho, tirando uma pessoa da fila do desemprego e dando a ela a oportunidade de exercer a sua profissão”.

A busca por novos talentos

O núcleo de recrutamento e seleção conta com processos seletivos estruturados, que buscam diversos perfis profissionais: administrativos, operacionais, multiprofissionais, da enfermagem e da carreira médica. A seleção dos profissionais passa por duas etapas obrigatórias: a avaliação de conhecimento e a comprovação de requisitos. “Nós formatamos, aplicamos, corrigimos e divulgamos os resultados das avaliações. O conteúdo das avaliações é elaborado pelos gestores das vagas, mas cabe a nós todo o processo operacional da seleção”, explica a chefe do núcleo.

Além da comprovação de requisitos e da avaliação de conhecimentos, os analistas do núcleo são responsáveis por conduzir a entrevista juntamente aos gestores, buscando competências comportamentais e técnicas que estejam alinhadas com cada cargo e colaboradores conectados com o propósito da instituição.

A jornada do novo colaborador

A integração é o momento em que os profissionais recém-admitidos são oficialmente apresentados ao instituto. Durante esse dia, que é considerado uma jornada de trabalho, os novos colaboradores conhecem as diretrizes institucionais, seus direitos e deveres, e participam de palestras ministradas por diferentes setores, como Compliance, Qualidade e Assessorias de Comunicação.

“A integração é um momento necessário para que os novos colaboradores se sintam acolhidos e pertencentes ao instituto. É quando eles conhecem nossa missão, valores e entendem a instituição em sua totalidade”, explica Francisca.

Atualmente, a integração ocorre às segundas e quartas-feiras. Contudo, um novo formato está em fase de implementação: a separação das turmas por categorias profissionais. “Vamos realizar integrações específicas para médicos nas quartas-feiras, permitindo que eles participem de treinamentos mais direcionados na Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP). Os multiprofissionais e assistenciais também passarão por essa adaptação”, detalha a chefe do núcleo.

Desde a criação do Instituto, o núcleo tem se aperfeiçoado continuamente. Atualmente, a equipe é composta por 15 profissionais, entre analistas, assistentes, uma assessora, uma estagiária de psicologia e um menor aprendiz. O setor é responsável por todas as etapas do recrutamento: elaboração do edital, publicação de vagas, alinhamento de perfis com gestores, seleção e convocação dos candidatos aprovados.

Para Francisca Cunha, estar à frente desse processo é um motivo de orgulho. “Ver um candidato ingressar, assinar seu contrato, receber seu crachá e saber que contribuímos para essa conquista é emocionante. O recrutamento e seleção realizam sonhos. Quando encontramos esses profissionais felizes no ambiente de trabalho, sabemos que cumprimos nosso papel”.

Com um trabalho minucioso, que envolve desde o planejamento dos editais até o acompanhamento da integração, o Núcleo de Recrutamento e Seleção do IgesDF segue aprimorando suas práticas para garantir que cada profissional contratado esteja alinhado à missão e valores da instituição, contribuindo assim para um atendimento de qualidade na saúde pública do Distrito Federal.

Autora Pollyana Cabral