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Olimpíada Brasileira de Robótica: alunos do Colégio Objetivo DF conquistam 1º lugar na etapa estadual

Alunos do Ensino Fundamental I, da unidade Jardim Botânico, do Colégio Objetivo DF, conquistaram a primeira colocação na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Uma das principais olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica a todos os estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional.

No dia 12 de agosto foi realizada a etapa estadual da competição que possui duas modalidades: Prática e Teórica, incluindo até disputas com robôs. “Participamos da modalidade prática presencial, que consiste em montar e programar um robô de modo que este possa percorrer um caminho pré determinado de forma autônoma. As provas ocorreram em três arenas diferentes: modo fácil, médio e difícil”, explicou o professor Cláudio Montalvão, organizador da equipe do Objetivo DF.

Os alunos Miguel Trindade Alves Netto, Guilherme Trindade Alves Netto, Camila Vitória Fantini Torres e Ana Karolina Bodnar, integrantes da equipe Soldados do Metaverso, tiveram um ótimo desempenho na prova e não esperavam ganhar. “Nossa intenção era de participar e ganhar experiência para competir no próximo ano. Na primeira rodada, pegamos a arena de nível difícil e conseguimos a maior pontuação de todos os concorrentes. Percebemos então que era possível ganhar. Mantivemos a calma e a regularidade nas pontuações”, relembra o professor.

O próximo passo da equipe Soldados do Metaverso é a etapa nacional, que será realizada em Salvador – BA entre os dias 02 a 12 de outubro, e Cláudio já conta como estão as expectativas para as disputas. “Sabemos que não vai ser fácil, pois iremos enfrentar os melhores de cada estado do Brasil. Estamos trabalhando para melhorar a programação e a garra do robô, além disso temos recursos, vontade, garra e determinação.”

Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto ao público que nunca viu robótica. As atividades acontecem por meio de competições práticas e provas teóricas em todo o país.

Na modalidade teórica, os alunos realizam provas que abordam problemas na temática de robótica e que possam ser solucionados a partir de conhecimentos adquiridos no currículo escolar básico, como ciências, matemática e linguagens.

Já na prova prática, eles precisam construir um robô completamente autônomo, que em um ambiente de desastre hostil, precisa completar uma tarefa difícil, resgatar todas as vítimas sem interferência humana.