As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, que tem crianças ou gestantes e ainda não fizeram os acompanhamentos de calendário vacinal, pesagem e medição da estatura e pré-natal, devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para realizar esses procedimentos para continuar recebendo o benefício, sem riscos do mesmo ser suspenso ou bloqueado.
Ao definir o cumprimento da condicionalidade de saúde como um dos critérios para o recebimento do Bolsa Família, o governo federal garante à população alguns serviços da Atenção Básica, como a vacinação, o acompanhamento do crescimento e o desenvolvimento da criança menor de sete anos, além do pré-natal para as gestantes, a assistência pós-parto e a vigilância nutricional.
Para fazer o acompanhamento na UBS é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Cartão do benefício da pessoa responsável;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Caderneta da criança, para comprovação da situação vacinal;
- Se for gestante, levar a caderneta da gestante devidamente preenchida, pelos profissionais responsáveis pelo acompanhamento do pré-natal, com a data da DUM, para inclusão no programa.
As 18 UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão atendendo no seu horário normal de funcionamento, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.