Os gamers ou pro-players, chamados antigamente de jogadores de vídeo games, tem se profissionalizado, e a carreira está sendo cobiçada pelos jovens. No Brasil essa nova profissão pode render até 20 mil reais por mês com patrocínios, premiações, publicidade, monetização e venda de produtos.
Mas o que muita gente não sabe é que o treinamento desses atletas digitais vai muito além dos jogos. Uma série de profissionais está por trás das equipes para ajudar a melhorar o rendimento. Auxiliando a principal equipe da Opyt e-Sports, formada por cinco jogadores, há 22 pessoas envolvidas diretamente no treinamento entre eles, dois coachs, um analista e um psicólogo.
A rotina inclui de seis horas diárias de prática de jogos e mais algumas horas de estudo e análise das partidas dos adversários. As refeições são planejadas por um nutricionista e os competidores precisam fazer exercícios físicos para aguentar longas horas de trabalho sentado.
Em Goiás, o investimento de empresas no mundo dos jogos é recente. Uma das precursoras é a Opyt, provedora de internet, que hoje expande seus serviços para as cidades do interior do estado. Além de patrocinar a equipe Opyt e-Sports, a empresa oferece planos de internet abaixo do preço de mercado e incentiva a prática dos games também de quem joga só por diversão.
Atualmente, a equipe Opyt e-Sports joga quatro modalidades: CS-GO, League Of Legends, Free Fire e Fifa, essa última representada por uma jovem de 22 anos. Durante a semana o foco é nos treinos OFF, rever partidas e jogadas do time e adversários, num trabalho estratégico para identificar os movimentos errados. Em outra etapa do treinamento, os gamers fazem o Scrim, jogos treino contra outras equipes.
Erick Fernandes, o coach da equipe, detalha como é a rotina da Opyt e-Sports. “Jogamos campeonatos semanais e uma semana por mês jogamos a Liga Gamers Club, um torneio em que participam jogadores do Brasil todo. A GH da equipe, Game House, fica no setor Brasília em Aparecida de Goiânia e oferece os equipamentos necessários para todo o treinamento”, explica.
Para Erick, o patrocínio da Opyt para a equipe de gamers é um trabalho social, que atende também jovens de baixa renda e dá uma oportunidade para que eles tenham acesso à tecnologia e uma atividade que pode se tornar uma profissão.
Sobre a Opyt
A Opyt é um provedor de internet com sede em Inhumas, GO, e, com quatro anos de operação, soma mais de 35 mil clientes em sua base. Hoje, atua em doze cidades do estado, sendo elas: Inhumas, Itauçu, Trindade, Mara Rosa, Porangatu, Goiatuba, Buriti Alegre, Santa Tereza do Goiás, Petrolina, Alto Horizonte e Acreúna.