A Pinheiro Ferragens, referência no mercado do aço do DF, participa pela quinta vez da CASACOR Brasília. O evento deste ano, que acontece de 15 de agosto a 16 de outubro, contará com uma entrada impressionante feita com o aço fornecido pela empresa, em um projeto assinado pela arquiteta Maria Araújo.
“A obra da CASACOR é muito dinâmica e o aço facilita significativamente esse tipo de projeto, por se tratar de um material moderno e resistente. Estamos honrados em colaborar com uma proposta tão interessante e que mostrará todo o potencial e dinamismo que o material proporciona”, comenta Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens e Presidente do Lide Mulher Brasília.
Além da estrutura principal, o aço foi utilizado em diversos elementos do projeto, conferindo leveza e modernidade ao design. O projeto inicia-se com um portal de aço na entrada, que não só estabelece uma presença marcante, mas também harmoniza com a sofisticada marcenaria do ambiente, criando um contraste visual de grande impacto.
Paralelo a isso, foi elaborado um elegante totem, com sofisticados rodapés e jardineiras, todos em aço, evidenciando a extraordinária versatilidade e a estética refinada desse material. O aço, com sua durabilidade e apelo moderno, confere ao projeto um toque de distinção e inovação, realçando cada elemento de forma maravilhosa e coesa.
O projeto “Casa BYD”, concebido pelo escritório Maria Araújo Arquitetura e Design, também se preocupa com a possibilidade de reutilização do material após a desmontagem como um ponto crucial. “Temos uma grande preocupação em evitar futuros descartes e o aço, favorecendo a reciclagem, pode ser facilmente reutilizado em novos projetos”, explica a arquiteta Maria Araújo.
Homenagem
Parte do espaço é dedicado à arquiteta Lina Bo Bardi, com poltronas feitas em estrutura de aço. “As poltronas de Lina Bo Bardi não só homenageiam uma grande arquiteta, mas também demonstram a elegância e robustez do aço, reforçando nosso compromisso com a qualidade e a inovação”, conclui Maria Araújo. Lina Bo Bardi foi uma arquiteta modernista que sempre prezou pela simplicidade e valorizou o convívio entre as pessoas. Estas características são notáveis principalmente nas obras do MASP, SESC Pompéia e no Teatro Oficina, onde ela se preocupou com a integração do ambiente interno e externo da obra.
Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.