A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), emitiu novo alerta de chuvas nesta segunda-feira (10). Há previsão de chuvas intensas com rajadas de vento em todo o Distrito Federal.
De acordo com o coordenador de operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes, caso as chuvas sejam acompanhadas de raios, é importante não usar telefone ligados em tomadas e não ficar próximo de canos, janelas e portas metálicas. “A orientação é não utilizar equipamentos ligados à rede elétrica, principalmente se tiverem sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito”.
Para receber os alertas via SMS é necessário fazer um cadastro prévio. Para solicitar o recebimento desses avisos, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199. Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar do DF, pelo 193. A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas. O canal direto com o órgão é o 199 ou pelos telefones 3362-1906/1909.RecomendaçõesEm casaCaso haja destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.Na ruaNão segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés e não empinar pipas ou aeromodelos com fio. Outra orientação é evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas. Áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos não são indicadas, por conta do risco de raios. É importante também não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios e não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.Em piscinasDurante as chuvas, a orientação é não entrar em piscinas ou lagos por conta do risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água.VeículosEm veículos, a dica é não passar por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida. Em caso de alagamento inevitável, a orientação é sair do carro imediatamente e buscar um local seguro.* Com informações da Secretaria de Segurança Pública