A edição do Múltiplo Ancestral (27/03) do CCBB educativo traz “Infâncias plurais na literatura negra: narrativas que nos aproximam dos saberes ancestrais”, com as irmãs Helena e Eduarda, de 11 anos, para uma atividade de fomento à leitura. As gêmeas são criadoras do projeto “Pretinhas Leitoras” e chamarão atenção, através de leituras e conversações, para a necessidade de se ter protagonistas negras nas histórias contadas na escola como forma de enriquecer o cotidiano infantil. Ajudar os participantes a descobrir livros nas prateleiras de suas casas também fará parte da dinâmica.
A semana oferecerá, ainda, Visitas Online Agendadas (exclusivamente para escolas), Com a Palavra (23/03)- “Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura, com Yurij Castelfranchi e Transversalidades (24/03)- “Eles vêm chegando: livros informativos na contemporaneidade”, com Ana Paula Campos.
Em respeito ao decreto publicado pelo Governo do Distrito Federal, com medidas de contenção ao contágio pelo novo coronavírus, o programa CCBB Educativo-Arte e Educação funcionará, exclusivamente, online enquanto durar a restrição. Como já vinha investindo em conteúdos nas plataformas digitais desde o início da pandemia, públicos diversos continuarão contando com uma rica programação para curtir, informar-se e aprender sem ter que deixar a segurança de casa.
SUCESSOS DO PROGRAMA CCBB EDUCATIVO ACESSÍVEL PELO SITE
A todo momento, o público também poderá visitar o site www.ccbbeducativo.com para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Tranversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.
SOBRE O CCBB EDUCATIVO
Mensalmente, o CCBB Educativo – Arte & Educação oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.
–Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com
PROGRAMAÇÃO
VISITAS ONLINE AGENDADAS
Sinopse: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.
As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.
Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.
As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.
Serviço:
Duração: 0h50 ou 1h40.
Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.
Classificação indicativa: a partir de 5 anos.
Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas
23/03- COM A PALAVRA– “Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura, com Yurij Castelfranchi”
O que é: Visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda as exposições a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.
Sinopse: Passear pelas obras de Abraham Palatnik é se hipnotizar, dançar, pensar junto com o artista. Ele constrói portais sensoriais, onde a pintura também é invenção tecnológica, a escultura é traço, cor e ritmo, e onde movimento e transformação, mesmo quando nada se mexe na obra, estão insinuados como uma inquietação, uma suspeita, na mente. Ele inventa máquinas de fazer ver – e máquinas de fazer sentir – o espaço, o tempo, a matéria, a energia. Ao visitar essas extraordinárias, é possível ver como a ciência, a tecnologia e a arte não apenas se influenciam. São flores diferentes, mas que nascem, incrivelmente, da mesma planta: a ansiedade dos humanos em construir sentidos para o mundo, em pensar como dar ordem e significado a um cosmo que sempre muda, em entender os diferentes, surpreendentes modos de existir de gentes, organismos e coisas.
Sobre o convidado: Yurij Castelfranchi (Roma, 1969) é físico quântico, mestre em jornalismo científico, doutor em sociologia da ciência e da tecnologia. É professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humans da UFMG. Coordena o coletivo de pesquisa InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociência) e o curso de pós-graduação da UFMG “Amerek”, sobre comunicação pública da ciência. Gosta de estudar objetos, pessoas, e práticas onde são visíveis os entrelaçamentos entre ciência, tecnologias, formas de expressão e ação social.
Serviço:
Terça-feira, às 10h (lançamento nas plataformas)
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos
Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo
Acesso: Evento gratuito
24/03- TRANSVERSALIDADES #2— “Eles vêm chegando: livros informativos na contemporaneidade”, com Ana Paula Campos
O que é: Curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.
Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.
Sinopse: A proposta é conhecer possibilidades e explorar aspectos estéticos e éticos envolvidos na criação e seleção de livros ilustrados não ficcionais para crianças. Como eles se caracterizam? O que os aproxima dos livros infantis ilustrados em geral? Quais recursos de linguagem utilizam? Uma conversa a partir de exemplos escolhidos por sua capacidade de informar e encantar na mesma medida.
Sobre a convidada: Ana Paula Campos nasceu em Porangaba (SP) em 1981. É diretora de arte e sócia-fundadora do Estúdio Voador. Tem mestrado pela FAU-USP sobre design e livros informativos para crianças. É professora na pós-graduação Literatura para crianças e jovens do Instituto Vera Cruz, no curso de especialização em ilustração da EBAC e em cursos livres no Lugar de Ler.
Serviço:
Quarta-feira, às 15 horas
Duração: 2h
Encontro em formato webinar.
Acessível em Libras
Vagas: 500
Inscrições: www.ccbbeducativo.com
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos
Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação
27/03- MÚLTIPLO ANCESTRAL—“Infâncias plurais na literatura negra: narrativas que nos aproximam dos saberes ancestrais”, com Pretinhas Leitoras
O que é: O Múltiplo Ancestral são trocas ligadas a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade. Mensalmente, um novo episódio disponível em vídeo sobre saberes ancestrais, contação de histórias, brincadeiras, cantigas e outras manifestações da cultura brasileira.
Sinopse: Discussão inicial sobre a necessidade de protagonistas negras nas histórias contadas na escola e descoberta de livros nas estantes dos participantes que apresentam as narrativas que procuram. Durante a leitura, haverá conversação sobre a importância dessas escritas fazerem parte do cotidiano infantil.
Sobre as convidadas: O projeto Pretinhas Leitoras, criado em 2018 pelas irmãs Helena e Eduarda Ferreira, é uma iniciativa de fomento à leitura, voltada ao letramento crítico-racial entre infâncias que prioriza o protagonismo infantil em diálogo com a territorialidade, reconhecendo os saberes que as crianças possuem e são frutos de suas inferências no tempo e espaço no qual se inserem. Dinamizado em rodas nas quais acontecem leituras de palavras, mundos e muita conversa, os encontros se dão através de forma presencial e/ou cibernética via redes sociais e plataformas midiáticas.
Serviço:
Sábado, às 10h (lançamento nas plataformas)
Classificação indicativa Livre: a partir de 3 anos
Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo