O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) participou, na manhã desta quinta-feira (24), da cerimônia de formatura de mais uma turma do programa de qualificação profissional RenovaDF. O evento, ocorrido no Ginásio do Cruzeiro, reuniu 1.148 alunos que receberam em mãos os certificados de conclusão do 1º ciclo de 2025. Durante três meses, os participantes contribuíram para a recuperação de 91 equipamentos públicos – uma média de um por dia – em 14 regiões administrativas do Distrito Federal.
A formatura foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento do esforço de cada aluno. Na ocasião, Negreiros – um dos idealizadores do RenovaDF – parabenizou todos os formandos pela conquista e elogiou o sucesso do projeto, considerado o maior programa de qualificação profissional e social do País, reconhecido internacionalmente.
“A qualificação é a chave que abre portas para uma nova realidade, por isso esse é um programa que veio para ficar”, afirmou. “Seguiremos apoiando políticas que transformam vidas e movimentam a economia da nossa cidade”, garantiu o deputado, que foi o distrital que mais destinou, por meio de emendas parlamentares, recursos na última legislatura (2019-2022) para financiar iniciativas de capacitação, qualificação e empreendedorismo. Foram R$ 32,2 milhões para impulsionar a contratação de jovens e mulheres.
12 mil capacitações até o fim do ano
Durante o evento, o governador do DF, Ibaneis Rocha, anunciou a ampliação do número de turmas para dez até o fim do ano, quatro a mais do que havia sido previsto inicialmente. Com isso, a meta é qualificar 12 mil estudantes em 2025. O chefe do Executivo também anunciou 2,5 mil novas vagas disponíveis já no próximo ciclo do programa, previsto para maio.
Sobre o RenovaDF
O RenovaDF oferece cursos de iniciação profissional aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai), com duração de 240 horas (três meses), com quatro horas diárias.
Nesta edição, o programa ainda oferecerá estágios de mais três meses em empresas parceiras aos alunos com desempenho entre os 20% melhores, sem gerar custos para as entidades.
As aulas abordam noções básicas de construção civil e, durante o curso, os alunos têm a oportunidade de recuperar espaços públicos como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol e vilas olímpicas.
Além da entrega dos certificados, a formatura marca, também, o dia em que os alunos recebem a bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo pela participação no curso. Os participantes também têm direito a auxílio-transporte, seguro contra acidentes pessoais, lanche e um kit uniforme composto por camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamento de proteção individual.
Informações sobre as próximas inscrições podem ser obtidas no site da pasta, nas agências do trabalhador e em administrações regionais.
Ascom do deputado distrital Robério Negreiros (PSD)