Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Projeto Amor Cantado faz homenagem aos 200 mil farmacêuticos do país

Em meio à pandemia, o farmacêutico é o profissional mais próximo das pessoas, seja nas farmácias ou participando ativamente da equipe multidisciplinar nos hospitais. Há no Brasil atualmente cerca de 200 mil farmacêuticos, segundo o Conselho Federal de Farmácia, atuando em 135 diferentes áreas (prevenção, cuidado, suprimento de produtos, apoio ao tratamento e pesquisas).

E para homenageá-los no Dia Nacional do Farmacêutico, na última quarta-feira (20) o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, por meio da live Amor Cantado – Acolhimento Musical, prestou uma justa homenagem àqueles que estão na linha de frente não apenas da pandemia, mas todos os dias nos laboratórios e balcões das farmácias.

“Quando a pandemia começou, foram os farmacêuticos que ajudaram a acudir a população com seus medos e anseios. Cuidaram de toda logística de aquisição e distribuição de fármacos e insumos necessários para tratamento dos pacientes e prestaram serviços clínicos farmacêuticos, como avaliação das prescrições médicas e acompanhamento a beira leito dos pacientes da UTI COVID, otimizando a terapia medicamentosa em conjunto com a equipe de saúde. Só temos muito a agradece”, afirmou Getro de Oliveira Pádua, diretor do IMED.

Participam da live “Amor Cantado-Acolhimento Musical” os Hospitais de Urgência de Trindade (Hutrin), Regional de Luziânia (HRL) e Regional de Formosa (HRF). Todas essas unidades do Governo do Estado de Goiás são geridas pelo IMED, que também administra o Hospital Regional São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB), no Centro Goiano.

Os quatro hospitais atenderam ao todo, dos sintomas mais leves aos graves, mais de 25,9 mil pacientes nas alas dedicadas à Covid-19 em 2020. No geral, cerca de 930 pessoas que precisaram de internação receberam alta ao longo de 2020.

“Precisamos muito do apoio dos farmacêuticos na nossa vida. Nada mais justo do que reconhecer o trabalho que eles desenvolvem durante todo o ano. Muitas vezes este é um trabalho que é pouco valorizado”, afirma o engenheiro e voluntário do Amor Cantado, Hercílio Ramos Júnior. 

Amor Cantado

O projeto de acolhimento musical do Imed está no ar desde agosto de 2020. A iniciativa chega a sua 22º edição com mais de 3.400 visualizações no YouTube. São mais de 840 minutos de programação e centenas de pacientes dos três hospitais beneficiados pelo poder da música.