Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Projeto de alfabetização realiza sonhos e devolve autoestima para estudantes

A Universidade Católica de Brasília (UCB realiza nesta sexta, dia 9 de dezembro, às 19h, mais uma cerimônia de formatura do projeto Alfabetização Cidadã, que há quase 30 anos transforma a vida de milhares de pessoas por meio da educação, contribuindo com a construção da cidadania àqueles que não tiveram assegurado o direito aos estudos na infância. Serão entregues os certificados de conclusão do curso básico para 144 estudantes da comunidade local que participaram do projeto ao longo de 2022.

“Tudo o que eu mais quero na vida é voltar a estudar”, disse ao filho a zeladora aposentada Eunice Fernandes Bastos, quando questionada se gostaria de participar da alfabetização para adultos. Prestes a completar 66 anos, voltou a estudar este ano graças ao projeto e será a representante dos estudantes na noite da formatura.

Eunice conta que foi criada na roça junto com 14 irmãos e todos ajudavam o pai com os afazeres no campo. Aos poucos, um tio foi levando os filhos para trabalhar e estudar em Brasília. Eunice não conseguiu estudar, trabalhou em casa de família, casou e teve dois filhos. Como sempre acreditou na educação como forma de prosperar na vida, fez de tudo para que os filhos estudassem. O mais velho é médico e o mais novo enfermeiro. “Estar estudante pra mim é muito bom, claro que tenho mais dificuldade, mas eu pretendo seguir em frente. Quero continuar estudando no projeto”, completa.

Para Patrícia Pereira, de 30 anos, casada e mãe de dois filhos, o projeto resgatou sua autoestima. “Passei por muitas dificuldades e acabei ficando um pouco depressiva. O projeto foi como um refúgio pra sair daquela situação, conversando, aprendendo mais e ensinando também com o pouco que sei. Foi maravilhoso”. Patrícia ajudava na alfabetização inicial dos colegas que tinham menos conhecimento e acabou se tornando uma parceira da professora. Agora está pensando em fazer a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para tentar o certificado de Ensino Médio.

Para a coordenadora do projeto, Vanildes Gonçalves, “alfabetizar é libertar, como diz o título do material didático que utilizamos no projeto. E é isso mesmo que percebemos na prática, quando chegamos ao final de quase um ano e nos deparamos com pessoas que não sabiam ler nem escrever e agora conseguem, por exemplo, ir ao supermercado e ler os rótulos dos produtos, ou pegar um ônibus, sem precisar perguntar o destino que está escrito no letreiro, porque ela mesma consegue ler, tornando mais livre sua mobilidade. Isso é autonomia, é direito, é libertação”.

Alfabetização Cidadã
O Projeto Alfabetização Cidadã é uma ação de alfabetização de jovens e adultos da Universidade Católica de Brasília, que concede benefícios de superação do analfabetismo, desenvolvendo potencialidades e capacidades relacionadas à leitura, escrita e tecnologias de linguagem, dentro de um quadro amplo de educação para a cidadania.

O curso de alfabetização tem a duração de nove meses e as aulas são realizadas na UCB e em outras regiões do DF. Em 2022, tivemos 12 turmas, presentes nas cidades: Estrutural, Ceilândia, Samambaia, Santa Maria, Sol Nascente e Assentamento 26 de Setembro (Vicente Pires). Foram 9 meses de aulas, três vezes por semana. Um percurso que não se faz sozinho, mas conta com muita gente, instituições e parcerias diversas.

São parceiros este ano os Rotarys, Casas da Amizade, Movimento de Educação de Base (MEB), Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (CEPAFRE) e Empresa Araújo Neto. Contamos com o apoio de diversas instituições da sociedade civil, públicas e privadas, igrejas, entre outras que nos apoiam acolhendo as turmas em seus espaços.

Inscrições
As inscrições para novos estudantes do projeto de alfabetização serão abertas em março de 2023. O curso é destinado a pessoas com mais de 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

Crédito das fotos: Divulgação