Recém-criado e aprovado na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), e com coordenação da Unicamp e da Universidade Federal do ABC (UFABC), o SIG Rede Libras realiza uma sessão inaugural especial na próxima sexta-feira, 27/8, às 18h, com a participação de sete palestrantes. O grupo tem o objetivo de criar networking entre as diversas universidades sobre o tema, promovendo a difusão, inclusão e criação de glossários, manuais e dicionários. Além disso, visa disseminar conhecimento e ampliar a temática para os diversos cursos de graduação em nível nacional de diferentes universidades, por meio de aulas, reuniões e troca de experiências mensalmente.
Participarão do encontro virtual, o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, a coordenadora do SIG, Profa. Ivani Rodrigues Silva, além de Kate Kumada, da UFABC, Claudney Oliveira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandra Patricia Faria de Nascimento, da Universidade de Brasília (UnB), Alexandre Melo Souza, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e José Mario de Martino, da Unicamp.
Para a coordenadora do grupo, professora Ivani Rodrigues Silva, a criação do mesmo é um marco de suma importância para o fortalecimento e difusão da língua em âmbito nacional, levando em conta que ela foi reconhecida há pouco tempo no país.
“A importância da Rede Libras está relacionada à necessidade de reflexões maiores sobre essa língua do grupo minoritário dos surdos, que foi legitimada apenas recentemente. Então, há uma lacuna muito grande de reflexões de como essa língua se constituiu e como fazer para conhecer melhor, para que ela possa, também, entrar no espaço escolar do ensino de surdos. Além disso, há também demandas por informações lexicais sobre a língua, materiais didáticos, etc. Nosso objetivo principal é promover o fortalecimento da Libras, que é a segunda língua oficial do Brasil, por meio de articulação e integração de esforços em escala nacional. Pretendemos reunir pesquisadores brasileiros, que estão em diferentes regiões, para discutir esse tema que é muito importante. Como elemento estruturante dessa operação e atuação da Rede Libras, estamos propondo a criação de um portal da internet que estabeleça discussão e trocas de conhecimento”, afirma Ivani.
Sobre a RNP
Somos a rede brasileira para educação e pesquisa. Disponibilizamos internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promovemos projetos de inovação.
Nosso sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. Com isso, beneficiamos 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros.
Ajudamos a trazer a internet para o Brasil e hoje nossa rede chega a todas as unidades da federação. Também estamos conectados às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.
Somos qualificados como uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Turismo (Mtur), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).