A partir de hoje (19), aproximadamente mil pessoas que moram nas redondezas do Ribeirão Extrema, na VC-173, que liga a DF-320 à DF-310, em Planaltina, já podem trafegar com tranquilidade e segurança pela ponte localizada sobre o riacho.
Isso porque o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), inaugurou na tarde desta terça-feira (19), com estrutura reforçada, a passagem de 17 metros de comprimento por 5,5 metros de largura.
A estrutura, que até então era de madeira, teve um trecho de sua parte central quebrada depois do atolamento de um caminhão no início de março.
Desde então o tráfego no local foi interrompido e, após uma análise técnica, foi iniciada a construção de uma nova ponte, mas agora totalmente em estrutura metálica. O objetivo é garantir a passagem de caminhões carregados de feijão, milho e soja dos produtores da região.
Servidores do 1º Distrito Rodoviário do DER/DF trabalharam diariamente nos perfis metálicos (solda). Também houve reforço da passagem com mais dois pilares de estrutura metálica, para entregar a ponte aos moradores da região o quanto antes.
O diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo órgão também nas comunidades rurais. “Essa é uma região produtora de alimentos e precisa escoar essa produção para todo Distrito Federal. Portanto, era essencial entregar uma ponte dessa qualidade para a região”, destacou.
Fim do transtorno
Com a conclusão da obra e a liberação da passagem, aproximadamente mil moradores da região foram beneficiados. A ponte fica justamente no meio do trajeto entre as 20 fazendas da Comunidade Rio Preto, na zona rural da cidade, e a cooperativa responsável por dar vazão à safra daqueles agricultores – às margens da DF-320, no sentindo ao Paranoá. Parte dela abastece as prateleiras de vários supermercados do Distrito Federal.
Com interrupção obrigatória do tráfego para que a melhoria pudesse ser executada, os caminhoneiros precisavam dar um volta de aproximadamente 30 quilômetros para entregar suas cargas. Agora, o caminho será novamente encurtado.
O presidente da Cooperativa Agrícola Rio Preto LTDA (Coarp), Valter Baron, agradeceu pela obra, que facilita a rotina dos trabalhadores rurais. “Este é um exemplo de obra pública, porque foi um trabalho feito com dedicação dos servidores”, completou.
Além do diretor geral do DER/DF e de Valter Baron, estiveram presentes à inauguração o secretário executivo de Agricultura, Vilmar Rodrigues, o administrador de Planaltina DF, Antônio Célio Rodrigues, e produtores rurais da região.
* Com informações do DER/DF
AGÊNCIA BRASÍLIA *