“Ele ressuscitou e recuperou a dignidade”, afirmação da Joanice Gualberto da Silva, irmã do paciente Luciano Gualberto da Silva, para definir o resultado do atendimento domiciliar do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS). Denominado Saúde no Lar, a abordagem de cuidados de saúde proporciona conforto e conveniência para pacientes que necessitam de cuidados multiprofissionais no conforto do lar.
Vítima de espancamento durante uma tentativa de assalto, Luciano sofreu traumatismo craniano e partir de então, perdeu a autonomia. A irmã conta que, além da reabilitação física, houve também o resgate da dignidade do irmão, pois quando foi admitido para receber atendimento da equipe de Atendimento Domiciliar do HDS, o paciente estava debilitado, acamado, com lesão por pressão e se alimentava com auxílio de gastrostomia. “No início, muitos dos amigos e familiares pensavam que ele não iria sobreviver. Graças ao atendimento de toda a equipe do serviço, meu irmão teve uma melhora surpreendente. Hoje ele anda, se alimenta sozinho e consegue se comunicar. Isso é uma vitória muito gratificante para gente”.
O Supervisor do Serviço de Atendimento Domiciliar, Thiago Dellano explica que “o paciente contou com atendimento da equipe multiprofissional, composta por Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, e Terapeutas Ocupacionais. Atendimentos que proporcionaram ao paciente uma reabilitação significativa”, explica.
Para Thiago, o sentimento é de gratidão. “É muito gratificante ofertar um serviço voltado para a desospitalização, onde o paciente pode ser cuidado em casa, com segurança, eficiência e com a participação da família. Acompanhar os excelentes resultados desse processo mostra que estamos no caminho certo”.
O Serviço de Atendimento Domiciliar do HDS permite que pacientes com uma variedade de condições médicas recebam atenção médica personalizada sem a necessidade de deslocamento a um hospital. Isso inclui visitas médicas regulares, administração de medicamentos, cuidados de enfermagem, terapias e outros.
Além de melhorar a experiência do paciente, o serviço também reduz a carga sobre o sistema de saúde, permitindo que os hospitais concentrem seus recursos em casos mais urgentes. Isso também pode contribuir para a diminuição das taxas de readmissão hospitalar, já que os pacientes recebem um acompanhamento mais próximo e contínuo.
Os profissionais de saúde envolvidos no programa são altamente qualificados e comprometidos com o bem-estar dos pacientes. Eles trabalham em estreita colaboração com médicos e especialistas para garantir que os cuidados prestados atendam às necessidades individuais de cada paciente.