O que é Roleplaying Game (RPG)? Quais os benefícios para o aprendizado? Como pode ser utilizado? Essas e outras questões serão respondidas na live “RPG: estimulando o aprendizado por meio de jogos”, que acontece em 9 de setembro, às 21h, pelas redes oficiais do Objetivo no Facebook, Linkedin e Youtube. O convidado é o Prof. de História do ObjetivoThiago Azevedo, que pesquisa há oito anos o uso de jogos na Educação.
O RPG é um jogo colaborativo de imaginação e criação de histórias. Sua importância no aprendizado está no exercício de muitos aspectos da cognição e no desenvolvimento de diversas competências, contribuindo para o trabalho em grupo, estimulando a leitura, a escrita e a resolução de problemas, além de estimular o prazer por estudar.
“O RPG possibilita produzir jogos sobre todos os assuntos em todas as disciplinas. Já criamos, por exemplo, um jogo incrível sobre Produtos Notáveis, que é da área da Matemática. As possibilidades multidisciplinares são infinitas, pois trabalha-se muito com situações-problema, que podem envolver conhecimentos de diversas matérias ao mesmo tempo. Imagine a situação: para abrir a escotilha de um navio pirata durante as Grandes Navegações, pode-se aplicar o conceito Físico de alavanca ou as reações químicas para tentar explodir tudo”, explica o Prof. Thiago.
Já no dia 11, às 19h, outra mega live surpreenderá os internautas com o tema “As origens do teatro – como a arte discute a cidade”.
A apresentação será conduzidapor Murillo Marques, que é professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental das séries finais do Colégio Objetivo e ator graduado pela Escola de Arte Dramática da USP. Serão abordados temas como:
A origem mítica do teatro a partir do nascimento de Dionísio (Baco), deus do teatro e do vinho.
As primeiras manifestações dos rituais dionisíacos como forma dos gregos celebrarem a colheita.
O surgimento do primeiro ator grego e sua importância para que o rito dionisíaco se transformasse em uma manifestação artística.
Os festivais de Tragédia e Comédia gregos como maneira do Estado fomentar a Educação do povo, que vai a teatro para discutir a cidade, os deuses, os governantes e as leis.
A mediação das lives ficará por conta de Sílvia Vinhas e Malu Mota, jornalistas e apresentadoras do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.
Duas lives imperdíveis! Acesse: