A Secretaria de Educação abre, nesta segunda-feira (25), as inscrições para a 59° edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal. Os vencedores de cada região administrativa disputam a competição distrital, que ocorrerá no segundo semestre deste ano.
Os estudantes podem competir em duas categorias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Os responsáveis pela escola têm até o dia 5 de abril para inscrever seus times nas quatro modalidades coletivas: basquetebol, futsal, voleibol e handebol. Os vencedores representam o Distrito Federal nos Jogos Escolares da Juventude, competição nacional.
Com a visibilidade trazida pelo campeonato, muitos alunos foram descobertos e hoje seguem carreiras promissoras no esporte. “A gente vem formando o cidadão, que é a nossa prioridade. Alguns vêm se destacando. Há alunos indo jogar futebol na Espanha e ganhando bolsa na universidade, por exemplo. É bacana, pois são meninos que treinam comigo desde os 10 anos”, comemora Edno Sane Lucas, educador físico do Caic Helena Reis, em Samambaia.
Boas notas
Todos os alunos que participam da disputa são cobrados não só dentro das quadras, mas, principalmente, nas salas de aula. A ideia é que o esporte e os estudos andem lado a lado. “Eles cobram não apenas o nosso futebol, mas, também, nossas notas escolares. O professor diz que temos que estudar para ter sempre uma carta na manga. Eu gosto muito de participar. No ano passado fomos vitoriosos e neste ano vamos nos escrever e buscar a medalha novamente”, disse Igor Gomes, estudante do CED 619 e jogador de futsal.
Mais informações sobre os Jogos Escolares do Distrito Federal podem ser obtidas no site http://escolas.se.df.gov.br/gefid/gejoesc/jedf