O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o Ministério do Turismo e o projeto Raízes Comex, disponibilizou 1.830 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional na área turística. As aulas serão presenciais e fazem parte de uma iniciativa para capacitar profissionais e fortalecer o setor no país.
A vagas são distribuídas entre os eixos de Turismo, Hospitalidade e Lazer; Desenvolvimento Educacional e Social; e Produção Alimentícia. As oportunidades estão disponíveis nos estados de Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Pará (PA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS) e Tocantins (TO).
Critérios para Participação
Para se inscrever, os candidatos devem atender a alguns requisitos. Entre eles, possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos e não ter desistido de nenhum curso do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no último ano. Além disso, alguns cursos exigem idade mínima e escolaridade específica.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, e cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso. Aqueles que excederem o número de vagas disponíveis entrarão em uma lista de espera.
Inscrição e Documentação
Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 27 de março por meio do formulário disponível no link: Formulário de Inscrição – Parceria MTur.
No ato da matrícula, será necessário apresentar cópias dos seguintes documentos:
- Documento de identidade (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) – para menores de idade, também será exigida a documentação do responsável;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de escolaridade.
A iniciativa busca ampliar a qualificação de profissionais no setor turístico, fortalecendo a mão de obra e contribuindo para o desenvolvimento da economia local.
Janaina Souza