Com um plenário lotado de advogados da União e associados, a Advocacia da União e a Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI) comemoraram, em sessão solene na Câmara dos Deputados, os 28 anos da criação da carreira e da Associação e a contribuição essencial dos Advogados da União para o país. O evento, marcado pela presença de parlamentares e autoridades, reafirmou, ainda, a importância da criação, por meio de projeto de lei, do Dia Nacional do Advogado e da Advogada da União, a ser celebrado em 12 de novembro.
O presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, relembrou os marcos históricos da carreira, que teve início com a posse de 31 advogados em 1996, no Palácio do Planalto. “A Advocacia da União nasceu pequena, mas já demonstrava sua vocação para ser grande”, afirmou. Atualmente, a carreira conta com 1.850 membros ativos, que desempenham um papel fundamental ao garantir segurança jurídica às políticas públicas e representar a União em ações judiciais que impactam bilhões de reais nos cofres públicos.
Em seu discurso, Clóvis Andrade também destacou o impacto social e econômico da carreira, citando que “programas como o Bolsa Família e grandes obras do PAC têm a atuação de Advogados da União em todas as etapas, garantindo a legalidade e a eficiência das ações de Governo”. Ele também abordou os desafios enfrentados pela categoria, como a luta pela autonomia administrativa, orçamentária e financeira da Advocacia-Geral da União (AGU), objeto de propostas de emenda à Constituição, e alertou para propostas legislativas que podem fragilizar a carreira.
Durante o evento, autoridades da advocacia pública que compuseram a mesa, incluindo Daiane Lira (Advogada da União e conselheira do CNJ), Flávio Roman (Advogado-Geral da União substituto), Bruno Moreira Fortes e Márcia David (ex-presidentes da ANAUNI e atualmente ocupando os cargos de Consultor-Geral da União substituto e Subprocuradora-Geral da União, respectivamente), e Isadora Cartaxo de Arruda (Secretária-Geral de Contencioso da AGU), também destacaram a importância da carreira como essencial à justiça.
A relevância do trabalho da AGU foi amplamente reconhecida durante a sessão solene de iniciativa do deputado Lafayette e presidida pelo deputado Marcelo Crivella. A deputada Erika Kokay, que também compôs a mesa, ressaltou a importância da atuação dos advogados da União no fortalecimento da democracia e na construção de um país mais justo. “Essa sessão solene é uma sessão de gratidão. Gratidão pela coragem que carregam os advogados e advogadas da União, pela convicção de que sua atuação transforma a realidade do país. A democracia e a justiça que vocês defendem são pilares para um país mais justo e para a construção de um Estado que realmente dialogue com a sociedade”, afirmou a parlamentar.
“A história da Advocacia da União é de compromisso com o Estado brasileiro e com a sociedade. Precisamos seguir unidos para superar os desafios e fortalecer ainda mais essa carreira que entrega resultados bilionários para os cofres públicos e transforma a vida dos brasileiros”, concluiu Clóvis Andrade.