No mês de conscientização sobre saúde mental, o Colégio Católica Brasília preparou uma série de atividades com foco na valorização da vida para os estudantes do Ensino Médio e colaboradores da instituição. Com apoio dos docentes e orientadoras, haverá rodas de conversa durante os intervalos, palestra interativa do Projeto Help, elaboração de um mural coletivo com o tema ‘Viver é a melhor opção’ e uma ação especial na manhã do dia 19 de setembro, quando serão distribuídos mais de 700 balões amarelos com frases positivas e motivacionais.
A coordenadora do Ensino Médio, Joelma Silva, explica que as rodas de conversa, que são realizadas durante os intervalos com apoio de profissionais capacitados, abordam temas trazidos pelos estudantes. “Não é como uma sessão de terapia, mas são encontros mediados que permitem reforçar pontos importantes relacionados à qualidade de vida e a valorização da vida”.
No dia 16 de setembro, os estudantes participaram de palestra interativa ministrada pelo Projeto Help, grupo formado por pessoas que já enfrentaram problemas relacionados à saúde mental como depressão, automutilação, traumas, abusos, ansiedade e síndrome do pânico e dividem a experiência por meio de dinâmicas, incentivando os jovens a expor seus dilemas. O projeto voluntário usa o lema “Não te julgo, te ajudo” e já atendeu mais de um milhão de alunos em escolas por todo o Brasil.
A ação do dia 19 de setembro será coordenada pelos professores da Educação Física. Cada estudante vai receber um balão amarelo com uma frase de incentivo. Depois, cada aluno enche o balão e escolhe um destinatário, algum colega que está precisando daquela mensagem.
Cuidado Integral
Em um ambiente escolar, não só os alunos precisam de atenção quando o assunto é saúde mental. Pensando no bem-estar de todos os colaboradores do Colégio Católica Brasília, a Pastoralidade e o Setor de Gestão de Pessoas definiram atividades destinadas aos funcionários. Toda sexta-feira de setembro, nos intervalos da manhã e da tarde, há programação do Setembro Amarelo, como rodas de conversa mediadas por psicólogos convidados, palestras e elaboração de um mural coletivo. O tema central é o cuidado integral do ser humano.
Crédito das fotos: Divulgação