Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Setembro Amarelo: Juntos somos mais fortes

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás aderiu à Campanha Setembro Amarelo com o intuito de promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão e prevenção.

 

Neste ano, o objetivo é unir forças com os municípios vizinhos, a fim de disseminar estratégias para conscientização do público em geral, bem como dos profissionais que colaboram e vivem diariamente a realidade de lidar com pessoas em estado de profunda depressão emocional, sabendo que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

 

Para envolver toda a população no processo de conscientização, o Governo Municipal promoverá a Caminhada para a Vida – Setembro Amarelo, que será realizado no dia 14 de setembro (sexta-feira), às 08h, na Praça da Etapa A, com várias atrações com apresentações de banda, dança, depoimento de superação de jovens e apresentações de cartazes, com envolvimento dos profissionais da educação, saúde, justiça e segmentos da sociedade, tais como igrejas, esporte, segurança e movimentos sociais.

  

Entendendo que o tema é um problema de saúde pública no Brasil, a Comissão de Organização do Setembro Amarelo também preparou o Curso de Escuta Qualificada (teoria e prática), com o professor Lacerda do Centro de Valorização da Vida – CVV, entidade de apoio emocional e prevenção do suicídio. A palestra é direcionada aos servidores da Educação, Saúde e Assistência Social.

 

Segundo o Centro de Valorização da Vida, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. 

 

 

Falar é a melhor opção!

 

O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está em estado de profunda depressão.

 

Quando as pessoas dizem “eu estou cansado da vida” ou “não há mais razão para eu viver”, elas geralmente são rejeitadas, ou então são obrigadas a ouvir sobre outras pessoas que estiveram em dificuldades piores. Nenhuma dessas atitudes ajuda a pessoa sob risco de suicídio.   Então, A TAREFA MAIS IMPORTANTE É OUVI-LAS EFETIVAMENTE.

 

Ouvir é por si só o maior passo para reduzir o nível de desespero suicida. O objetivo é dar à pessoa a esperança de que as coisas podem mudar para melhor. De acordo com o terapeuta integrativo Marcos Santana, vice-presidente da Frente Parlamentar de Valorização da Vida, Prevenção ao Suicídio, Automutilação e Cyberbullying do DF, a intenção do projeto desenvolvido no município de Valparaíso de Goiás é quebrar o tabu. “Falar sobre a valorização da vida é de uma importância muito grande, temos que atender todo o público que está vulnerável por isso trouxemos cursos para gerar multiplicadores no município.”, lembrou.

 

Quem se interessar pelo trabalho pode se tornar um voluntário que escute essas pessoas. Vale lembrar que o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

 

Junte-se a nós, seja solidário e abrace a vida você também!

 

 

Confira a programação:

 

03 de setembro (segunda-feira) 

Curso de escuta qualificada (parte teórica)

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h

Local: CESB – 200 pessoas (auditório)

Facilitador: Lacerda

OBS: Vagas preenchidas

 

08 de setembro (sábado) 

Curso de escuta qualificada (parte prática)

Horário: 8h às 17h, 50 vagas período da manhã, 50 vagas

período da tarde.

Local: CESB (auditório – reserva a ser confirmada)

Facilitador: Lacerda

OBS: Vagas preenchidas

 

10 de setembro (segunda-feira) 

10 de setembro Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

Início da Semana da Educação para Vida, conforme Calendário Escolar (10 a 14 de setembro). 

 

14 de setembro (sexta-feira) 

 Caminhada para a Vida – Setembro Amarelo

Horário: 8h às 12h

Local: Praça da etapa A

 

29 de setembro (sábado) 

Curso de escuta qualificada (parte prática)

OBS: Vagas preenchidas

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás