A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em parceria e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil), apresenta nesta sexta-feira (26), às 10h, em um webinar para jornalistas, o número de óbitos por doenças cardiovasculares no país desde o início da pandemia.
Os dados serão disponibilizados, em um novo módulo no Portal da Transparência (https://transparencia.registrocivil.org.br ), que apresenta para a sociedade um panorama da situação do novo coronavírus no Brasil, e atualizados diariamente, permitindo o acompanhamento detalhado da evolução da pandemia da Covid-19 no país, podendo, inclusive, orientar na adoção de políticas públicas.
“Essas informações são fundamentais para esclarecer o impacto da pandemia da Covid-19 nos óbitos por doenças cardiovasculares, e, assim, definir melhor relação do novo coronavírus com o coração”, explica o presidente da SBC, Marcelo Queiroga. “Além da importância epidemiológica, o mapeamento adequado do problema permitirá a adoção de medidas que resultem em diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares”.
Com o levantamento dos dados de óbitos causados por doenças cardiovasculares no Brasil será possível fazer um balanço deste ano com 2019 e responder, se durante a pandemia da Covid-19 houve excesso de óbitos por doenças cardiovasculares e sua relação com a infecção pelo novo coronavírus.
O webinar é gratuito. Inscreva-se no site www.mesaredonda.cardiol.online e participe!
SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA
Fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, por um grupo de médicos destacados liderados por Dante Pazzanese, o primeiro presidente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tem atualmente um quadro de mais de 13.000 sócios e é a maior sociedade de cardiologia latino-americana, e a terceira maior sociedade do mundo.