Pioneiro na implantação da Assinatura Digital no Distrito Federal, o Santa Marta, em Taguatinga Sul, tornou-se um Hospital Digital. Com essa solução, é possível garantir o armazenamento eletrônico dos dados, histórico de consultas e acesso aos planos terapêuticos do paciente pela equipe multidisciplinar.
Para Dra. Vilany Mendes Felix, Diretora Assistencial do Hospital Santa Marta, o aspecto mais importante do mecanismo é a segurança das informações. A diretora completa que “a assinatura digital é um instrumento legal, capaz de substituir a assinatura formal, com valor jurídico e assegurando a veracidade das informações contidas nos documentos”.
Outro ponto expressivo é a redução no uso de papel, espaços físicos para arquivamento e manipulação de documentos, contribuindo para um ambiente sustentável. Testada exaustivamente desde sua implantação, a tecnologia amplia a percepção de eficiência por parte dos pacientes e profissionais. “Quando pensamos no envelhecimento da população e no natural crescimento demográfico, dar maior celeridade e eficiência às formas de atendimento é sem dúvida uma medida de extrema relevância. A partir da tecnologia, otimizamos o tempo dos profissionais e o uso dos espaços disponíveis atualmente, agregando mais segurança ao paciente e às suas informações. Essa constatação é percebida de imediato e os ganhos de qualidade atingem todas as partes, logo, se tornam mais eficientes, e os impactos positivos certamente serão notados em todo o sistema”, explica o Diretor de Tecnologia do Hospital Santa Marta, Mário Aquino.
Assinatura Digital
O uso da tecnologia de assinatura digital é respaldada pelas MP 2.200/01: uso da certificação digital ICP-Brasil, pela resolução CFM 1821/07 e CFO 91/09: nível 2 (NGS-2) do Manual de certificação SBIS/CFM e traz a garantia de integridade e autenticidade das informações.
De acordo com Mário, a qualidade da informação proporciona amparo legal não somente para provedores de serviço em saúde, mas também para o profissional que realiza o atendimento. “A informação eletrônica se torna um meio efetivo de comprovação dos atos médicos e de saúde, gerando trilhas de auditoria, além de gerar uma informação clara, legível e acessível de forma rápida. De todos os benefícios, a segurança do paciente é a que mais se destaca como diferencial para a utilização da assinatura digital”, pontua.
O acesso à informação no HSM será feito de duas formas. A primeira opção consiste em arquivos no formato PDF organizados por itens do prontuário, como evoluções, sinais vitais, prescrições, perdas e ganhos, entre outros. A outra opção será o acesso direto prontuário pelo software integrado de gestão (Tasy).
A assinatura digital substituirá apenas arquivos físicos assinados por médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e demais membros das equipes multidisciplinares. O prontuário continuará existindo em formato físico para documentos que necessitem da assinatura do paciente.
Benefícios da Assinatura Digital:
• Segurança do Paciente
• Apoio na tomada de decisão, por meio do compartilhamento inteligente da informação entre os profissionais de saúde;
• Segurança da informação;
• Eficiência operacional;
• Agilidade assistencial;
• Segurança jurídica;
• Implantação de Política Sustentável.
Hospital Santa Marta recebe Premiação de Tecnologia em Saúde
O prêmio Excelência da Saúde 2018, realizado durante o Fórum Healthcare Business, contemplou o sucesso de 39 instituições de todo o Brasil, em 13 diferentes categorias, eleitas pelo conselho editorial do Grupo Mídia. O evento contou com a presença de mais de 500 pessoas de importantes instituições de Saúde.
O Hospital Santa Marta esteve presente e recebeu o selo Excelência da Saúde 2018 na categoria Tecnologia, e foi representado pelo Diretor de Tecnologia do HSM, Mário Aquino. “Essa premiação vem para contemplar todo o esforço do Hospital em aliar a mais alta tecnologia com a segurança assistencial dos nossos pacientes”.