O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil¹, convoca um debate sobre o estigma e os desafios que envolvem a relação de mães e filhos durante a adolescência em nova campanha de Dia das Mães. Estudos de Harvard, em 2022, apontam que os pais de adolescentes se sentem solitários e depressivos tanto quanto os filhos, algo que impacta diretamente na construção e consolidação do relacionamento. Segundo a pesquisa, 18% dos adolescentes dizem sofrer de ansiedade, enquanto 20% das mães dizem passar pelo mesmo mal. Já a depressão afeta 15% dos adolescentes e, ao mesmo tempo, 16% das mães. Considerada por muitos como uma fase assustadora e repleta de dificuldades relacionadas à convivência, na qual mães e filhos precisam ressignificar o papel um na vida do outro, a maternidade para além da primeira infância é um momento delicado e de constantes mudanças nas relações familiares.Intitulado“Tormenta” – o filme produzido pela marca é considerado a maior produção de data comemorativa da história por trazer um formato realístico que conecta e instiga o telespectador em um curta-metragem de cerca de 4 minutos. Com a comunicação integrada em diversos canais da marca, a campanha – que também traz experiências de presentes nas lojas do Boticário – tem como objetivo incentivar as mães a saírem de um lugar de insegurança para um caminho de construção de confiança mútua.“Buscamos, nessa campanha, trazer luz a uma questão conhecida como um dos períodos mais turbulentos e solitários da maternidade que, muitas vezes, não ocupa o espaço que merece nas conversas criadas para a data. Por isso, estamos incentivando diálogos e reflexões profundas para que as mães, de fato, reconheçam-se e, junto aos filhos, tracem um caminho de redescobertas, confiança e crescimento juntos. Afinal, a experiência da maternidade é vivenciada todos os dias, em todas as fases da vida”, aponta Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. Ao som de Billie Eilish, o curta extrapola os formatos convencionais utilizados no mercado e apresenta o movimento de uma casa, captado em um estúdio especial, que materializa os altos e baixos da jornada entre mães e filhos adolescentes – além de impactar com efeitos especiais, como explosões de águas e ventos tempestuosos.De forma sensível e poética, o curta é envolto por uma forte tempestade que acompanha uma discussão calorosa, expressada com olhares marcantes e profundos, entre os atores que representa mas vivências da maternidade de adolescentes. As cenas conturbadas fazem alusão aos momentos enfrentados na adolescência.![]() Para Marco Giannelli, o Pernil, CCO da AlmapBBDO, os temas tratados pela marca buscam uma resolução contundente e relevante para a sociedade, algo que sensibiliza não apenas a comunidade apaixonada pela marca, mas traz um residual potente para a sociedade. “Desta vez, para além do conceito, a inovação também veio no formato, mais longo, metafórico, e com uma trilha escolhida para se encaixar na temática, pois tem forte apelo com os jovens, e tocar o coração das mães e de todos que já foram adolescentes”, comenta. ![]() ![]() ![]() ![]() Ficha técnica Anunciante: O Boticário Agência: AlmapBBDO Título: Tormenta Produto: Dia das Mães 2024 Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu CCO: Luiz Sanches e Pernil Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama Criação: Áurea Ramon, Giullia Abreu, Igor Cabó e Pedro Hefs Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Aline Silva Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Thais Guarlotti e Kayuan Fernando Planejamento: Rita Almeida, Daniela Ferrari e Júlia MartinsMídia:Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Yasmin Baffa, Camila Lopes, Patrick Novaes e Letícia Strada IMAGEM Produtora de Imagem: MyMama Entertainment Direção: Kid Burro Assistente Criativo: Luigi Madormo Direção 2° Unidade: Ana Valente Produtores: André Pinho, Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad Produção Executiva / Diretor de Coordenação: João da Terra Produtora Executiva: Mafe Cicaroni ePati Caldas Atendimento: Silvia Neri Assistente de Atendimento: Rafael De Paula Diretor de Fotografia: Bibi Bianchini Diretora de Fotografia 2ª Unidade: Dariely Belke Diretora de Arte: Taísa Malouf Diretora de Produção: Luciana Oppido 1a Assistente de Direção: Juliana Pellegrino 1a Assistente de Direção 2ªUnidade: Amanda Barros 2° Assistente de Direção: Danielle Pedroso Assistente de Coordenação: Paulo Marco Assistente de Coordenação: Victoria Mazzia Estagiária de Coordenação: Helissa Fernandes Chefe de Elétrica: Alonso de Melo Chefe de Maquinária: Rodrigo Augusto de Melo Operador de Câmera 2° Unidade: Dariely Belke 1° Assistente de Câmera: Mauro Imperatrice/Patricia Gimenez 2° Assistente de Câmera: Parvarti Louize / Jeferson Lino 1° Assistente de Câmera 2° Unidade: Jorge Dayeh Video Assist: Pedro Henrique Silva Video Assist 2ª Unidade: Beatriz Brandão Som Direto: Samuel Braga Assistentes de Direção de Arte: Maria Vittoria Lunardelli Produtor de Arte: Matheus Carvalho Assistentes de Prod. Arte: Marcio Joséd a Silva Produtor de Objetos: Sergio Heineck Assistentes de Objetos: Lina Monteiro Produtores: Gilberto Zanzanelli Assistente de Produção: Sara Serra Estagiário de Produçao: Gregorio Azevedo de Assis Contra-regra: Kaio Monteiro Contra-regra 2ª Unidade: Murilo Simeão Borges Produtora de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena Preparadora de Elenco: Iléa Ferraz Elenco: Fabiana Daud Elenco: Sam Sabba Elenco: Alcides Peixe Elenco: Davi Barroco Elenco: Thiago Moraes Elenco: Teodoro Martin Rodrigues de Sousa Elenco: Antonela Barbieri Produtora de Figurino: Nina Guimarães Assistentes de Figurino: Isadora Binotti e Kim Helena Andrade Make e Hair: Jaqueline Leandro Assistentes Make e Hair: Eline Soares e Lucas Gomes Produtora de Produto: Miranda Gibin Efeito Especiais: Bruno Steger e Pará Movimentos Efeito Mecânicos: Vagner Martão Pesquisa: Julia Pellizzer e Pietro Godinho Diretor MKF Of: Yago Sagrado Câmera e Equipamento: João França Som Direto: Alexandre Turina Still: Patrick Rodrigues Coordenação de Pós-Produção (MyMama): Fezão Barbieri Montador/ Editor: Danilo Abraham Finalização: Diogo Beber Finalização MKF Of: Raphael Tarso Assistente de Finalização: Vitor Torres Pós Producão: Nash VFX Supervisor: Cirilo Bonazzi VFX Set Supervisor: Luiz Fernando Tavares Alves VFX Artist: André Neumann de Deus VFX Artist: Cirilo Bonazzi, Luiz Fernando Tavares Alves, Rafael Jimenez, Rafael Henrique Penteado Assoni e Renata Ramos Prad CG Lead: Fagmario Rodrigues CG Artist: Tomás Piccinini Producer: Flavia Gannam e Virgini Fares Post Production Coordinator: Gabriel Bittencourt Color Grading: Clandestino Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo Colorista Assistente: Luiza Freire Conform: Lira Kim Atendimento: Elciane Magda Coordenação: Gabriel Alvim Financeiro: Silvia Dotta Supervisão de Imagem: Alexandre Cristófaro ÁUDIO Produtora de Som: Satelite Audio Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Daniel Chasin Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Charly Coombes, Thiago Colli,Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas, Nando Diniz Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa e Esteban Romero Coordenação de Produção: Camila Guedes,Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli Aprovação: Renata Gomide, Marcela DeMasi, Giovana Orlandeli Sampaio, Lígia Monteiro. |
Tormenta: curta-metragem do Boticário reflete sobre os dilemas e estigmas das mães de adolescentes
