Com os desafios vivenciados em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, como a variação nos preços de combustíveis, insumos e pneus, o setor de transportes de cargas tem buscado no mercado soluções que possam agregar mais economia e aumento da rentabilidade em suas operações.
Flávio Batista, CEO da FB Consult – empresa especializada em consultoria em gestão de transportes – e criador do método “Transportadoras Lucrativas”, tem acompanhado de perto o cenário de transporte de cargas no Brasil e em vários países do mundo e observa que, cada vez mais, é preciso aprimorar a gestão, desde as finanças até a logística, pois, já que não há como conseguir aumentos de frete na proporção que o transportador precisa, deve haver a busca pela excelência nos setores que estão sob o controle da empresa, para que o negócio possa ser viável.
“Por 13 anos trabalhei em multinacional e transportadora e aprendi a entender onde estão os gargalos que muitas vezes aumentam os custos, diminuem a produtividade e, claro, diminuem o lucro”, conta o CEO da FB Consult, que há mais de 20 anos tem ajudado empresas de transportes a melhorar a sua rentabilidade e lucratividade através do aprimoramento da gestão de negócios a partir da capacitação dos profissionais e buscas por melhores resultados e performances, com base em dois pilares principais: treinamento e consultoria especializada.
Dicas para aumentar a lucratividade de uma transportadora
Reduzir custos e aumentar a produtividade é fator fundamental, segundo Flávio Batista, para que empresas do setor de transporte possam equilibrar seu orçamento e aumentar a lucratividade. Por isso, o especialista passa algumas dicas práticas de como potencializar os negócios na indústria do transporte. Confira:
1 – Invista na estratégia
“A estratégia define a estrutura”, Flávio cita este conceito importante e que, para ele, pode definir o quão mais rápido uma empresa atingirá o sucesso.
Definir que tipo de cliente a empresa quer atender e montar uma estrutura congruente é um dos fatores críticos de sucesso para o negócio. A estrutura física, de pessoal, tecnologia e processos de gestão que a empresa irá adotar deve ser baseada no tipo de cliente e mercado que vai atuar.
2 – Foque em ter a equipe certa
Atrair, captar, capacitar e reter talentos, estes são os pontos-chaves para se montar uma equipe que viabilizará uma “Transportadora Lucrativa”.
A atração precisa ser trabalhada com o suporte do time de marketing e deve apresentar ao mercado a oportunidade. A captação é a hora de trazermos para a empresa profissionais que comunguem dos mesmos princípios e valores da transportadora, além, obviamente, de ter as competências técnicas para o cargo. A capacitação é ter um plano de desenvolvimento individualizado para garantir que o profissional tenha as competências técnicas e emocionais para o trabalho e, por fim, ter estratégias de retenção que passam por planos de cargos e salários, clima organizacional e endomarketing.
3 – Tecnologia de gestão é primordial
“As transportadoras precisam de softwares e serviços personalizados, de soluções que integrem a parte de manutenção, fiscal, logística e estoque e permitam ao administrador ter um overview de toda a operação. Assim é possível reduzir custos”, afirma Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa curitibana que desenvolve softwares para transportes há mais de 20 anos.
A empresa disponibiliza o Gestão de Frotas: uma plataforma que auxilia no controle de variáveis essenciais no transporte e diretamente ligadas a quase 70% dos custos totais – pneus e combustível. Além disso, há sistemas customizados, como o ERP, com vários módulos que integram a parte fiscal, financeira, controle de estoque, logística, compras e até mesmo gestão de pessoas. “Na Gestran integramos os nossos softwares à ferramenta Power BI da Microsoft, que permite a análise e o cruzamento de dados sem a necessidade de planilhas ou trabalho manual. Assim, é possível avaliar uma série de variáveis que certamente levará os gestores a melhores tomadas de decisão”, diz Paulo Raymundi.
Recentemente, a Gestran e a FB Consult firmaram uma parceria estratégica para ampliar os serviços prestados. O objetivo com a parceria é que ambas as empresas possam oferecer aos seus clientes serviços e tecnologias de alta qualidade e já validados pelo mercado.