Fernando de Castro Marques, presidente do grupo União Química, uma das maiores indústrias farmacêuticas da América Latina, com 8 unidades fabris, recebeu na tarde de hoje, 28, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, e o Ministro do TST, Alexandre Luiz Ramos, para uma visita à planta fabril de biotecnologia Bthek, localizada em Brasília – DF, que pertence ao grupo farmacêutico brasileiro.
No local, está sendo produzido o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) – da vacina Sputnik V, contra a Covid-19, em acordo firmado com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF), da Federação Russa. Dessa forma, a União Química é a primeira fábrica do Brasil e da América Latina, dentre todos os laboratórios públicos e privados, a produzir de forma verticalizada um imunizante contra a Covid-19.
A Sputnik foi desenvolvida pelo renomado instituto Gamaleya, do governo russo, com mais de 130 anos de história no desenvolvimento de medicamentos e vacinas. A segurança e eficácia da vacina são incontestáveis, e os resultados do “mundo real” mostram isso. Tecnologia de adenovírus humano já desenvolvida pelo Gamaleya desde os anos 1980.