Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

UNICEPLAC leva cidadania ao 9º Mutirão PopRuaJud

O Centro Universitário UNICEPLAC participou, nesta quarta-feira (4/12), do 9º Mutirão PopRuaJud, realizado no Parque da Cidade. Organizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o evento tem como foco atender a população em situação de rua, promovendo assistência gratuita e cidadania.

Esta é a terceira vez que o UNICEPLAC integra a iniciativa, mobilizando professores e alunos de cursos como Direito, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Enfermagem e Pedagogia. A equipe ofereceu serviços que incluíram atendimentos jurídicos, assistenciais e ações voltadas à empregabilidade.

O curso de Medicina Veterinária cuidou dos animais das pessoas em situação de rua. Reconhecendo a importância desses pets como companheiros essenciais, a equipe atuou para garantir o bem-estar dos animais, com suporte especializado. “Realizamos triagem nos pets das pessoas em situação de rua e doamos coleiras repelentes para prevenir a Leishmaniose. É muito gratificante colocar em prática o que aprendemos em sala de aula e contribuir com a comunidade”, destacou Amanda Beatriz, estudante do 5º semestre de Medicina Veterinária do UNICEPLAC.

Participar de uma ação tão importante ao lado de tantos representantes da área do Direito é um grande aprendizado. Isso reforça a visão de que o Direito é uma ferramenta essencial para a justiça e inclusão social”, completou Viviane Silva, aluna do 3º semestre de Direito da instituição.

Sobre o Mutirão

O Mutirão PopRuaJud foi criado a partir da Resolução nº 425/2021, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa medida consolidou a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades, com o objetivo de oferecer um atendimento prioritário, desburocratizado e acessível à Justiça para essa população.

A organização do mutirão envolve uma ampla rede de parceiros, incluindo a Secretaria de Segurança, Mobilidade Urbana, Secretaria de Assistência Social e Segurança Pública do Governo do Distrito Federal. Essa articulação busca garantir que o atendimento seja eficaz, simplificado e direcionado às necessidades específicas desse público.