Unidades de saúde do Governo de Goiás, Crer, Hugol, HDS e Hcamp se uniram em prol da conscientização do uso correto de máscara contra a Covid-19. De 22 a 26 de fevereiro, foram divulgadas orientações de como utilizar e descartar a máscara cirúrgica e a N95. A ação de caráter educativo foi estruturada para fortalecer e reforçar a importância do manuseio, utilização e descarte corretos desses itens para a prevenção da Covid-19.
Além dos informativos e vídeos, foram realizadas palestras e visitas nos setores. Os profissionais responsáveis aproveitaram a oportunidade para reforçar as instruções para as equipes das unidades estaduais geridas pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).
Em decorrência da elevada infectividade do coronavírus, as unidades trabalham constantemente para eliminar o risco de propagação do vírus. No contexto da pandemia da Covid-19 o uso da máscara se tornou uma das principais estratégias para conter a disseminação da doença, e seu uso adequado é essencial para garantir este objetivo.
No Crer e HDS, as orientações nos setores ficou por conta dos profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH.
No Hugol, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar fez ronda de orientação nas UTIs. Já no HCAMP, foram disseminados informativos e orientações para os profissionais.
Durante a ação no HDS, os profissionais pontuaram que o uso da máscara por si só não substitui as outras medidas preconizadas, tais como assepsia das mãos antes e após colocar a máscara, intensificar a higienização das mãos com água e sabão, ou uso do álcool gel, e manter o distanciamento social, entre outros.
Fonte: Agir/ SES-GO