Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

UPA do Gama recebe conselheiros de saúde regionais para apresentação de indicadores

O superintendente das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Francivaldo Soares, reuniu-se na quinta-feira (20) com os gestores da UPA do Gama para apresentar os dados de produtividade do Instituto e da unidade para as lideranças comunitárias e presidentes de conselhos de saúde da região.

Entre os diversos representantes da sociedade organizada que estiveram presentes no encontro estavam o presidente do Conselho de Saúde do Gama, Enóquio Sousa; a presidente do Conselho de Saúde de Santa Maria, Denise Bastos e o Conselheiro de Saúde do DF, César Achkar.

Durante o encontro foram abordados números de atendimentos da Unidade durante o ano de 2024. Foram apresentadas as funcionalidades do painel de fila de atendimento das UPAs, com os tempos de espera, dados de contratualizações, além de critérios para referência e contrarreferência.

De acordo com as informações do painel de perfil epidemiológico do IgesDF, a UPA do Gama realizou, de janeiro a maio de 2024, 35.869 atendimentos. A faixa etária que mais procurou a unidade foi entre os 20 e 29 anos e entre 40 e 49 anos de idade.

Da Esquerda para a direita: médico da UPA Gama, Dr. Edgard Albernaz Xavier; a Coordenadora Multiprofissional da UPA Gama, Luciana Oliveira; o superintendente das UPAS, Francivaldo Soares; a gerente geral das UPAs, Irene Ferreira de Lima; o gerente da UPA do Gama, Otávio Maia dos Santos; e a Coordenadora Médica da UPA Gama, Thaysa Lobo. Crédito: Waldir Rodrigues de Morais/ Gama Cidadão

Os gestores escutaram as demandas dos usuários do sistema. “Os conselheiros trouxeram pedidos de acordo com as necessidades das atenções primárias para o direcionamento dos usuários para os equipamentos de saúde adequados”, explicou Francivaldo.

Segundo o superintendente, a ideia é pegar esse modelo de encontro e estender para as outras regiões administrativas. “Vamos trabalhar essas informações e aproveitar para estreitar a relação da gestão das UPAs com os usuários do sistema de saúde e seus representantes”, explicou Francivaldo. Ainda de acordo com ele, um cronograma com as datas dessas reuniões será criado e divulgado em breve.

Por Bruno Laganá