Este é o conceito da primeira campanha do Ministério da Saúde para prevenir a obesidade infantil, criada pela agência CC&P, onde cada número levanta uma bandeira importante sobre o tema. Conte com a gente:
1- alimentação saudável;
2- prática de atividades físicas;
3- brincadeiras com os amigos, sem TV, celular e videogame.
Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), de 2019, mostraram que uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. A obesidade na infância está associada à mudança de hábitos alimentares e à diminuição da atividade física.
Os números sobre a obesidade infantil são tão alarmantes que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2025, crianças obesas no planeta chegarão a 75 milhões. As notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de 2019 revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38%, com obesidade e 5,22%, com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos e 3,98% têm obesidade grave. Esses dados são preocupantes, pois crianças com sobrepeso se tornam adultos muito mais propensos a doenças crônicas, como diabetes e colesterol elevado, por exemplo.
A campanha tem por objetivo sensibilizar pais, responsáveis e professores quanto aos fatores que favorecem o ganho excessivo de peso na infância e fornece recomendações valiosas sobre hábitos alimentares mais saudáveis, com a divulgação de ferramentas nutricionais e guias alimentares completos.
A comunicação promove a prática de atividades físicas regularmente, com um convite para: pular corda, correr, andar de bicicleta, patins e jogos com bola. E também levanta uma questão bem atual, lembrando os baixinhos de que existe vida longe da TV, celular e videogame através de brincadeiras que podem ser muito divertidas, como: esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, empinar pipa, dançar e tantas outras, para gerar uma mudança de comportamento gradual, enfatizando trocas simples na rotina diária das crianças.
O filme para TV apresenta três simpáticas crianças como protagonistas, cada uma representando um dos três temas. O famoso professor de educação física Márcio Atalla é a estrela de 4 vídeos nas redes sociais cheios de dicas interessantes para a criançada se mexer e comer bem. Além disso, a campanha conta com outdoor social, banners de internet, cards para redes sociais, anúncio para mídia impressa, cartaz e spot.
Brasileirinhos e brasileirinhas unidos contra a obesidade infantil – Esta é a receita. Afinal, quando o assunto é a saúde das crianças não tem brincadeira. Tem muita dedicação e informação.
Vem com a gente. 1, 2, 3 e já!
Assista ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=6BW93MOufso
FICHA TÉCNICA
Agência: CC&P
Anunciante: Ministério da Saúde
Categoria: Publicidade de Utilidade Pública
CCO: Carolina Fernandes Lazareth
Vice-presidente de criação: Fernando Freitas
Direção de criação: Bertone Balduíno e Maurício Passarinho
Criação: Bertone Balduíno e Maurício Passarinho
Atendimento: Selma Ramos e Fabiano Costa
Mídia: Aline Adeniyi e Tainá Rodrigues
Produção: Andréia Lima
Produtora/filme: Madre Mia Filmes
Diretor de cena: Thiago Artimonte
Direção de fotografia: Bruno Zotto
Atendimento/produtora: Telma Reis e Gisele Menezes
Produtora de Som: Baticum Produções Musicais
Produtora de foto: Magneto FotografiaAprovação/cliente: Hugo Braga, Antonio Brentano, Juliana Vieira, Marina Morais e Natalia Gardini