Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Vanessa Mendonça é homenagem com o Troféu “Protagonismo Feminino Brasileiro”

A ex-secretária de Turismo do Governo Ibaneis Rocha, Vanessa Mendonça foi uma entre as 15 mulheres selecionadas pelo rigoroso comitê composto por membros da Associação de Mulheres de Negócio de Brasília (Business and Professional Woman – BPW), para receber a importante homenagem, em comemoração ao Dia Nacional da Mulher, celebrado em abril.

Vanessa recebeu a honraria nesta sexta-feira (03/06), pelo reconhecimento de sua trajetória à frente da pasta de Turismo. Ela foi agraciada com a outorga e com o troféu “Protagonismo Feminino Brasileiro”.  O prêmio é um reconhecimento pela sua dedicação e inúmeras atuações e projetos  ao longo de sua gestão como secretária de Turismo do Distrito Federal,  que estão trazendo resultados e esperança para a população.

 

“É sempre uma grande honra receber um prêmio, mas este em especial é muito importante, pois é um reconhecimento de todas as nossas ações à frente da Setur/DF para Brasília seja essa cidade cada vez mais acolhedora, e que está sempre de asas abertas para receber visitantes do Brasil e do mundo”, destaca Vanessa Mendonça. Defensora de Políticas Públicas que fortaleçam e valorizem o trade do turismo do Distrito Federal, em sua atuação ao longo de sua gestão à frente da Setur, Vanessa desenvolveu várias ações em benefício do desenvolvimento econômico de Brasília e regiões, com objetivo de gerar renda e emprego para toda população.

Entre as principais ações promovidas pela Vanessa Mendonça o destaque está na criação de projetos que resgatam e promovem a empregabilidade e a geração de renda. Em destaque estão a ressignificação do Turismo Cívico, a renovação de todo segmento do Turismo Rural, a ampliação do mercado do tradicional Artesanato brasiliense, a estruturação do Turismo de Aventura, o fortalecimento e incentivo aos projetos de Economia Criativa, incremento do Turismo de Eventos e Negócios na cidade, interlocução com o Ministério do Turismo e BrB e, sobretudo, pela primeira vez na história de Brasília, ativação de crédito junto ao Fungetur.

O artesanato é a paixão da ex-secretária, que em sua gestão realizou um trabalho que proporcionou aos artesãos e manualistas um novo posicionamento no mercado, gerando oportunidade de escoamento de seus trabalhos. A começar pelo crescimento nos números de artesãos cadastrados, há três anos, eram pouco mais de 7.400 artesãos registrados na cidade, hoje, o segmento soma 12.476 inscritos na base cadastral do governo, crescimento da categoria foi de 72% nos últimos três anos.  O montante de peças comercializadas nas participações de feiras e eventos chega a R$ 2,26 milhões.

Em 2021, o governador decretou o programa de produção associada ao manualista. São mais 20 mil profissionais e famílias buscando novas oportunidades e estratégias para que vendam seus produtos. Um projeto inédito em todo Brasil, é até o momento cerca de 1300 carteiras de manualistas já foram entregues aos profissionais, que tiveram seu ofício reconhecido e oportunidades de geração de renda e emprego ampliadas.

Em cada um de seus projetos desenvolvidos existe a preocupação de garantir o desempenho profissional e o crescimento econômico. Nas Regiões Administrativas, o Turismo em Ação, projeto itinerante criado em sua gestão, ganhou força e abriu portas para a geração de novas oportunidades. Diversas Rotas Turísticas foram elaboradas e estão levando esperança para a população e empresários locais, principalmente em destaque para o Turismo Rural.

No turismo cívico, Vanessa resgatou a ressignificação da troca da bandeira, chegando a reunir 7 mil pessoas na praça dos três poderes prestigiando o evento oficial. Outra grande conquista para o turismo cívico foi à elaboração da portaria conjunta entre Setur e Sedf permitiu a criação do projeto de turismo cívico-pedagógico para os todos os alunos da rede pública do DF, que se tornou “Case Nacional deTurismo” pelo ministério do turismo e outros estados aderiram ao projeto. Cerca de 1.200 alunos da rede pública do DF já participaram do projeto. O Espírito Santo (ES) será o primeiro estado a enviar alunos para realizarem o roteiro cívico-pedagógico pela capital do país.

Brasília desponta como o grande destino náutico do país, porque oferece um dos quesitos mais importantes para o turista: a segurança. E o Lago Paranoá também passou pelo olhar atento da Vanessa, que propôs organização do tráfego de embarcações, o licenciamento para utilização náutica, o registro, entre outras carências que disciplinam o uso do lago, por meio de um decreto, regulamentando a Lei 6868, que trata da segurança e fiscalização de tráfego de embarcações.

“Brasília tem o maior lago artificial urbano do mundo, e está sendo cada vez mais utilizado pelos brasilienses, temos a quarta maior frota do brasil, com 55.090 embarcações. são mais de 67 mil condutores entre profissionais e amadores, isso mostra o potencial desta cidade e precisamos, cada vez mais projetar e realizar a ações que tragam frutos para a nossa população. meu objetivo sempre foi garantir políticas públicas voltadas para a estruturação, qualificação e promoção da nossa cidade, gerando emprego e renda, sempre alinhados aos projetos do nosso líder ibaneis Rocha”, finaliza Vanessa.