Com o plantio de mudas de ipês de diversas cores, patas-de-vaca e jatobás, o município de Novo Gama deu início, na última quinta-feira (21), à Virada Ambiental no Entorno do Distrito Federal. Nesta sexta-feira (22), foi a vez de Cocalzinho de Goiás e Padre Bernardo se unirem à iniciativa. O projeto, liderado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem como objetivo recuperar áreas verdes e promover a conscientização sobre a preservação do Cerrado.
A secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, destacou o ineditismo da participação unânime dos 13 municípios da região no projeto, viabilizada por meio de uma parceria entre o professor Emiliano Godoi, idealizador da Virada Ambiental, e o Governo de Goiás. “Ao longo do ano, 15 mil mudas serão plantadas em toda a região. Essa ação não só contribui para a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas, mas também melhora a qualidade de vida nas cidades, oferecendo mais conforto e ar puro. É uma honra dar início a esse trabalho em Novo Gama”, declarou.
Em Novo Gama, cerca de 60 mudas foram plantadas com a participação de alunos das escolas municipais Boa Vista e João Gabriel, além de representantes do governo local, do legislativo, do judiciário e da comunidade. O secretário de Meio Ambiente de Novo Gama, Roberto de Almeida, enfatizou o impacto da iniciativa para a cidade. “Estamos despertando para a educação ambiental e para a necessidade de engajamento de todos, não apenas no plantio, mas também na construção de uma sociedade mais consciente e responsável”, disse.
A promotora de Justiça do Meio Ambiente, Cláudia Gomes, reforçou a importância de iniciativas que promovam o cuidado com os recursos naturais. “Plantar as primeiras mudas simboliza o início de um compromisso de preservar e não apenas utilizar os recursos do meio ambiente”, afirmou.
*Educação ambiental nas escolas*
Além do plantio, alunos apresentaram projetos de educação ambiental desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Entre eles, destacou-se a implementação experimental de coleta seletiva em cinco escolas municipais.
“Fomos incentivados pelos professores e mobilizamos nossas famílias em uma gincana para arrecadar resíduos recicláveis. Foi um sucesso e aprendemos a importância de cuidar do planeta”, relatou Ana Júlia, aluna do 9º ano da Escola Municipal Boa Vista.
Para Francilene Barbosa, bióloga e educadora ambiental, o envolvimento dos jovens é essencial. “É somente através da educação que podemos mudar o mundo”, afirmou.
*Expansão da Virada Ambiental*
Pela primeira vez, a Virada Ambiental chega ao Entorno do Distrito Federal, com atividades simultâneas previstas em Padre Bernardo e Cocalzinho de Goiás, e outros municípios serão atendidos no período chuvoso. Desde 2019, o projeto já promoveu o plantio de mais de 1,5 milhão de mudas em 17 estados brasileiros e em países como Chile, Portugal e Espanha. A Virada Ambiental é uma realização da Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Emater Goiás e da Secretaria do Entorno do Distrito Federal.
Secretaria do Entorno do DF | Governo de Goiás